AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: SISTEMÁTICA E VALIDAÇÃO CIENTÍFICA NO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL – PTI BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2021140305Resumo
Objetivo: Esta pesquisa visa sistematizar a avaliação de ativos intangíveis, utilizável como subsídio no processo de tomada de decisão e na gestão de valor das empresas, enquanto a problemática visa responder como avaliar corporações com foco nos ativos intangíveis.
Método: O método utilizado foi o dedutivo. As técnicas utilizadas foram Delphi, brainstorming, mineração de dados e survey que foi utilizada para questionamento direto das pessoas. O protocolo definido para a pesquisa foi: visão geral da metodologia, objetivos e problemática; procedimentos de campo (acesso às localizações das fontes de informação e formação de célula de competência); definição das questões da avaliação e guia para relatório do estudo. Ferramentas de análise estatística descritiva foram aplicadas em relação à tendência central e variabilidade da avaliação de ativos intangíveis.
Resultados: Uma das lacunas de conhecimento superadas nesta pesquisa foi a construção de uma sistemática de avaliação de ativos intangíveis em entidades sem fins lucrativos, como o Parque Tecnológico Itaipu - PTI. Os resultados revelaram onde e quando a riqueza foi gerada, mostrando o quê e quanto, servindo como ferramenta de gestão para agregar valor em organizações sem fins lucrativos.
Contribuições: A principal contribuição foi a sistematização da avaliação dos ativos intangíveis não registrados pela contabilidade tradicional, para as organizações sem fins lucrativos, permitindo revelar a riqueza gerada pela organização, em termos qualitativos e quantitativos, para os mantenedores, investidores e para a sociedade. Outra constatação foi a falha dos modelos que avaliam os ativos intangíveis como sendo a diferença entre contabilidade e valor de mercado, uma vez que há erro de premissa nas duas variáveis da fórmula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Osni Hoss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).