ORÇAMENTO E SUCESSÃO INTERGERACIONAL EM EMPRESA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2021140309Resumo
Objetivo: compreender a construção social do planejamento e controle orçamentário no contexto de sucessão intergeracional em uma empresa familiar.
Método: Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo único em uma empresa familiar brasileira, do segmento industrial de alimentos. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, observações, documentos e organizados no software Nvivo12 por meio da lente analítica da análise textual discursiva.
Resultados: Os resultados mostraram que a construção do orçamento no contexto do processo sucessório teve como ponto de partida a internalização de conhecimentos a partir da socialização secundária do sucessor que os buscou fora do núcleo familiar. Assim, atrelou-os com suas experiências na empresa e formou sua rede de relacionamento, o que lhe conferiu legitimidade e confiança enquanto líder e gestor.
Contribuições: Os resultados do estudo contribuem com a literatura ao agregar a compreensão de como a realidade objetiva do orçamento foi construída socialmente pelas ações do antecessor e do sucessor em interação com os gestores. Contribuem de forma prática ao possibilitarem o entendimento de como o planejamento e controle orçamentário podem auxiliar gestores, fundadores e sucessores em suas atividades diárias em contexto sucessório. Também apresentam implicações sociais ao fornecer reflexões para os gestores e empreendedores de empresas familiares com diferentes configurações sobre o papel do orçamento no processo sucessório de forma a gerenciar a sucessão intergeracional com o apoio de instrumentos do Sistema Controle Gerencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Hillen, Carlos Eduardo Facin Lavarda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).