EMPRESAS GERENCIAM LUCROS TRIBUTÁVEIS E CONTÁBEIS SIMULTANEAMENTE EM TEMPOS DE CRISE?
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2021140307Resumo
Objetivo: Este trabalho investiga se as empresas brasileiras se envolvem simultaneamente em práticas de gerenciamento de resultados via accruals discricionários e de agressividade tributária em períodos de crise econômica.
Método: A amostra foi composta por 2.301 observações de 142 empresas não financeiras com ações negociadas na B3 S/A, entre os anos de 1998 e 2019. Os dados foram coletados na base Economática®.
Resultados: Os achados evidenciam que, em períodos de crise, empresas se envolvem mais em agressividade tributária para melhorar fluxo de caixa e pagar menos tributos. Além disso, as empresas gerenciam mais resultados contábeis para baixo durante crises, pois o mercado tolera baixo desempenho financeiro nesses períodos. Não há evidências de que as empresas se envolvem em gerenciamento de resultados contábeis e em agressividade tributária simultaneamente em tempos de crise econômica, uma vez que essa manobra aumenta o custo ou o risco da transação perante os órgãos regulatórios.
Contribuições: Os achados possuem implicações práticas para observação dos órgãos reguladores, de que empresas que adotam conduta agressiva em economia de impostos não tendem a manipular seus lucros em um mesmo período, estratégia possivelmente explicada pelo risco envolvido nas operações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Neyla Tardin, Wilson Luis de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).