Geração Y e Z: Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica à luz do conceito sócio-histórico de Modernidade Líquida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2024170203

Palavras-chave:

Carreira Acadêmica em Contabilidade; Experiências Socioacadêmicas; Modernidade Líquida.

Resumo

Objetivo: Comparar as diferenças na percepção das Gerações Y e Z sobre as experiências socioacadêmicas e as expectativas para a carreira acadêmica em contabilidade à luz do conceito de Modernidade Líquida. 

Método: Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada por meio de uma survey junto a estudantes matriculados em Programas de Pós-Graduação nível stricto sensu em contabilidade. Para o tratamento dos dados aplicou-se os testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Além disso, utilizou-se os testes não paramétricos e Post Hoc de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados e Discussões: Os resultados evidenciaram que não há diferença entre os grupos geracionais analisados. Para as categorias “cor” e “renda média familiar do participante” foi observado que existe diferença para questões relacionadas às expectativas de atividades para a carreira e experiências socioacadêmicas.

Contribuição: Em termos teóricos, a pesquisa demonstra que as ideias de Bauman podem explicar as experiências socioacadêmicas que os Y’ e os Z’s assumem diante de suas trajetórias acadêmicas na contabilidade. Evidencia que a relação sujeito-trabalho, em termos de carreira acadêmica em contabilidade, está inscrita na Modernidade Líquida, a partir da possibilidade do desenvolvimento de inúmeras experiências e estas se diferem em termos de “cor”, “faixa de renda familiar mensal” e “nível de interesse em seguir uma carreira acadêmica em contabilidade”. Em termos práticos, a pesquisa informa as instituições educacionais sobre as preferências e expectativas das gerações Y e Z em relação às atividades advindas da carreira acadêmica em Contabilidade. As instituições acadêmicas, a partir dos resultados desta pesquisa, podem aprimorar suas estratégias de gestão de recursos humanos. As informações obtidas nesta pesquisa podem inspirar práticas de inovações curriculares que tornem os programas de contabilidade mais atrativos e relevantes para as gerações Y e Z, preparando-os para os desafios da carreira acadêmica.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Lopes, I. F., & Colauto, R. D. (2024). Geração Y e Z: Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica à luz do conceito sócio-histórico de Modernidade Líquida. Advances in Scientific and Applied Accounting, 17(2), 034–052/053. https://doi.org/10.14392/asaa.2024170203

Edição

Seção

ARTIGOS