Tempo de Estudo e Desempenho Acadêmico: O Nível de Aprendizagem Autorregulada e a Síndrome do Impostor Importam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2023160304

Palavras-chave:

Aprendizagem Autorregulada, Síndrome do Impostor, Tempo de Estudo

Resumo

Objetivo: Investigar o efeito do tempo de estudo no desempenho acadêmico, mediado pelo nível de uso de estratégia de aprendizagem autorregulada e a síndrome do impostor, de estudantes do curso de graduação em ciências contábeis.

Método: A amostra foi composta por 330 questionários válidos de alunos do curso de graduação em ciências contábeis de três universidades federais distintas e analisada por meio da análise fatorial confirmatória e modelo de equações estruturais.

Resultados: Aumentar o tempo de estudo não implica no aumento do desempenho acadêmico, mas apenas quando mediado pelo nível do uso de estratégias de aprendizagem autorregulada. Assim, o tempo de estudo implica de forma indireta por meio diretamente aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico. Descobriu-se ainda que a síndrome do impostor não é um fator que medeia a relação entre o tempo de estudo e desempenho acadêmico.

Contribuições: Constata-se empiricamente que o nível de utilização da estratégia de aprendizagem autorregulada é um fator que leva o tempo de estudo a impactar positivamente no desempenho acadêmico. Além disso, elucida-se aos estudantes de graduação em ciências contábeis que para o tempo de estudo ser eficaz com o propósito de alcançar maior desempenho acadêmico é necessário aumentar o próprio nível de aprendizagem autorregulada.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Silva, T. B. de J., Sousa, A. M. de, & Simão, F. M. (2023). Tempo de Estudo e Desempenho Acadêmico: O Nível de Aprendizagem Autorregulada e a Síndrome do Impostor Importam?. Advances in Scientific and Applied Accounting, 16(3), 065–078/079. https://doi.org/10.14392/asaa.2023160304