REAÇÃO AOS ANÚNCIOS SOBRE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS COM PROPENSÃO AO SUPERINVESTIMENTO

Autores

  • Luiz Fernando Berbetz Martins UFPR
  • Rodrigo Oliveira Soares UFPR

Palavras-chave:

Superinvestimento. Problema de agência. Estudo de eventos. Oportunidades de crescimento. Fluxo de caixa livre

Resumo

Este estudo busca averiguar se a propensão ao superinvestimento (JENSEN, 1986), definida como a geração de altos fluxos livres de caixa em empresas com baixas oportunidades de crescimento, pode influenciar na reação do mercado a anúncios de investimentos das empresas listadas na BMF/Bovespa. Para tanto foi realizado um estudo de eventos utilizando 528 divulgações de investimentos feitos entre 2003 e 2010 por empresas brasileiras de capital aberto, coletadas na base de dados Economatica. Para testar se a propensão ao superinvestimento influiu na reação do mercado aos anúncios de investimentos, utilizou-se uma regressão múltipla visando a explicar o retorno anormal acumulado. Os principais resultados são condizentes com a ideia de que as empresas com propensão ao superinvestimento sofrem penalizações por parte do mercado ao anunciarem investimentos, em consonância com a teoria proposta por Jensen (1986). Tais resultados são úteis para gestores, podendo influenciar a decisão de investimento nas empresas, bem como para o mercado, servindo como um elemento a mais a ser considerado nas avaliações de empresas. Este estudo contribui com a literatura de finanças brasileira de duas maneiras principais: primeiramente, através do teste de um problema relacionado à Teoria de Agência no ambiente brasileiro. A segunda é referente à contribuição da propensão ao superinvestimento na explicação do mercado brasileiro a anúncios de investimentos das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Berbetz Martins, UFPR

Mestre em Ciências Contábeis pela UFPR.

Rodrigo Oliveira Soares, UFPR

Departamento de Administração. Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis área de Finanças.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Martins, L. F. B., & Soares, R. O. (2013). REAÇÃO AOS ANÚNCIOS SOBRE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS COM PROPENSÃO AO SUPERINVESTIMENTO. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(3), 373–396. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/91

Edição

Seção

ARTIGOS