REAÇÃO AOS ANÚNCIOS SOBRE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS COM PROPENSÃO AO SUPERINVESTIMENTO
Palavras-chave:
Superinvestimento. Problema de agência. Estudo de eventos. Oportunidades de crescimento. Fluxo de caixa livreResumo
Este estudo busca averiguar se a propensão ao superinvestimento (JENSEN, 1986), definida como a geração de altos fluxos livres de caixa em empresas com baixas oportunidades de crescimento, pode influenciar na reação do mercado a anúncios de investimentos das empresas listadas na BMF/Bovespa. Para tanto foi realizado um estudo de eventos utilizando 528 divulgações de investimentos feitos entre 2003 e 2010 por empresas brasileiras de capital aberto, coletadas na base de dados Economatica. Para testar se a propensão ao superinvestimento influiu na reação do mercado aos anúncios de investimentos, utilizou-se uma regressão múltipla visando a explicar o retorno anormal acumulado. Os principais resultados são condizentes com a ideia de que as empresas com propensão ao superinvestimento sofrem penalizações por parte do mercado ao anunciarem investimentos, em consonância com a teoria proposta por Jensen (1986). Tais resultados são úteis para gestores, podendo influenciar a decisão de investimento nas empresas, bem como para o mercado, servindo como um elemento a mais a ser considerado nas avaliações de empresas. Este estudo contribui com a literatura de finanças brasileira de duas maneiras principais: primeiramente, através do teste de um problema relacionado à Teoria de Agência no ambiente brasileiro. A segunda é referente à contribuição da propensão ao superinvestimento na explicação do mercado brasileiro a anúncios de investimentos das empresas.Downloads
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Publicado
2013-12-18
Como Citar
Martins, L. F. B., & Soares, R. O. (2013). REAÇÃO AOS ANÚNCIOS SOBRE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS COM PROPENSÃO AO SUPERINVESTIMENTO. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(3), 373–396. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/91
Edição
Seção
ARTIGOS
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