PRAGMATISMO: A CONEXÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2022150302

Resumo

Objetivo: Diante das críticas recorrentes ao distanciamento entre a pesquisa acadêmica e as necessidades emanadas da prática profissional, a abordagem intervencionista tem sido entendida como uma das alternativas que pode mitigar esse distanciamento e produzir resultados relevantes para a prática profissional. Alguns modelos foram desenvolvidos para a realização de pesquisas intervencionista que, embora úteis, não possuem a abrangência do método pragmático O objetivo desse ensaio é propor e defender a utilização do pragmatismo como o método de pesquisa mais indicado para a área de Contabilidade e Gestão, especificamente naquelas pesquisas que adotam uma perspectiva intervencionista focada na solução de problemas complexos relacionados à prática profissional.
Método: Esse texto foi desenvolvido na forma de ensaio onde se argumenta, por meio de uma análise crítica de textos relacionados ao Pragmatismo, que o método pragmático é o mais indicado para o desenvolvimento de pesquisas de caráter intervencionista na área de Contabilidade e Gestão.
Discussão: Esse ensaio argumenta que a utilização do método pragmático constitui a alternativa mais indicada para o desenvolvimento de pesquisas com abordagem intervencionista, na área de Contabilidade e Gestão, que envolvam problemas práticos complexos.
Contribuições: A principal contribuição deste ensaio é argumentar que o método pragmático é o mais indicado para a solução de problemas práticos complexos e para alavancar a produção de conhecimento nas pesquisas de caráter intervencionista na área de Contabilidade e Gestão, ressaltando a relevância do raciocínio abdutivo na formulação de hipóteses alternativas e provisórias no decorrer do processo da Inquirição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-11

Como Citar

Mendonça, O. R. de, Oyadomari, J. C. T., & Lima , R. G. D. de. (2022). PRAGMATISMO: A CONEXÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Advances in Scientific and Applied Accounting, 15(3), 033–044/045. https://doi.org/10.14392/asaa.2022150302

Edição

Seção

ARTIGOS