PRAGMATISMO: A CONEXÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2022150302Resumo
Objetivo: Diante das críticas recorrentes ao distanciamento entre a pesquisa acadêmica e as necessidades emanadas da prática profissional, a abordagem intervencionista tem sido entendida como uma das alternativas que pode mitigar esse distanciamento e produzir resultados relevantes para a prática profissional. Alguns modelos foram desenvolvidos para a realização de pesquisas intervencionista que, embora úteis, não possuem a abrangência do método pragmático O objetivo desse ensaio é propor e defender a utilização do pragmatismo como o método de pesquisa mais indicado para a área de Contabilidade e Gestão, especificamente naquelas pesquisas que adotam uma perspectiva intervencionista focada na solução de problemas complexos relacionados à prática profissional.
Método: Esse texto foi desenvolvido na forma de ensaio onde se argumenta, por meio de uma análise crítica de textos relacionados ao Pragmatismo, que o método pragmático é o mais indicado para o desenvolvimento de pesquisas de caráter intervencionista na área de Contabilidade e Gestão.
Discussão: Esse ensaio argumenta que a utilização do método pragmático constitui a alternativa mais indicada para o desenvolvimento de pesquisas com abordagem intervencionista, na área de Contabilidade e Gestão, que envolvam problemas práticos complexos.
Contribuições: A principal contribuição deste ensaio é argumentar que o método pragmático é o mais indicado para a solução de problemas práticos complexos e para alavancar a produção de conhecimento nas pesquisas de caráter intervencionista na área de Contabilidade e Gestão, ressaltando a relevância do raciocínio abdutivo na formulação de hipóteses alternativas e provisórias no decorrer do processo da Inquirição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Octavio Ribeiro de Mendonça, José Carlos Tiomatsu Oyadomari, Ronaldo Gomes Dultra de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).