Relação entre a Capacidade Social e o Desempenho Social das Empresas Brasileiras Mediada pela Responsabilidade Social Corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2022160105

Palavras-chave:

Capacidade Social, Responsabilidade Social Corporativa, Desempenho Social, Empresas Brasileiras Listadas na B3

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva analisar a relação entre a capacidade social e o desempenho social, mediada pela responsabilidade social corporativa, no contexto das empresas brasileiras listadas na B3.

Método: A pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos é considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários. Este estudo foi realizado com empresas de capital aberto do Brasil, por meio da aplicação de questionário aos gestores das empresas listadas na B3. As respostas obtidas por meio do questionário são provenientes da alta administração. Trata-se de uma pesquisa quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio da modelagem de equações estruturais (MEE), com utilização do software SPSS AMOS versão 22.

Resultados: A importância da capacidade social não é apenas uma consideração estratégica para obter bons resultados de desempenho social e RSC, é antes de tudo uma consideração primária e fundamental quando se trata do alcance dos objetivos sociais das empresas. Diante disso, este estudo comprova que existe uma relação entre a capacidade social e o desempenho social das empresas brasileiras mediada pela responsabilidade social corporativa. Esse caminho de mediação CS => RSC => DS possui um ß= 0,705, onde a CS e RSC explicam o DS em aproximadamente 93%.

Contribuições: O estudo contribuiu à medida que esclarece, no teste de mediação, que a responsabilidade social corporativa medeia positivamente a relação entre a capacidade social e o desempenho social das empresas brasileiras. Somente integrar as partes interessadas nos processos decisórios e incluir suas necessidades na definição e realização dos objetivos sociais da organização não são suficientes para atender aos interesses de suas partes interessadas. Como implicação prática, as evidências da pesquisa empírica podem contribuir para elucidar discussões sobre a capacidade social auxiliar os gestores e diretores das empresas brasileiras a entender melhor o seu papel na distribuição de bens não financeiros.

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Biografia do Autor

Ronaldo Leão de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) - Campus Várzea Grande

Professor Adjunto e Vice-Chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Colaborador Voluntário na Rede Governança Brasil (RGB) no Comitê de Implantação de Governança em Municípios e ESG Público. Doutor em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/PPGAD/2021), pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/2018) pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul), com registro no CRA - RS nº 048716/O (licenciado). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2022). 

Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua como professora permanente do Mestrado em Administração e do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Leão de Miranda, R., & Regina dos Santos Parisotto, I. (2023). Relação entre a Capacidade Social e o Desempenho Social das Empresas Brasileiras Mediada pela Responsabilidade Social Corporativa. Advances in Scientific and Applied Accounting, 16(1), 130–149/150. https://doi.org/10.14392/asaa.2022160105

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