A RELAÇÃO ENTRE LUCRO BRUTO, LUCRO OPERACIONAL E LUCRO LÍQUIDO E OS RETORNOS FUTUROS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2022150106Resumo
Objetivo: O objetivo desse trabalho foi verificar qual das definições de lucro (lucro bruto, lucro operacional ou lucro líquido) tem melhor desempenho em explicar o comportamento futuro dos retornos no mercado brasileiro, e se esses resultados se mantêm ao se formar carteiras combinando a rentabilidade, índices book-to-market e BrF_Score.
Método: Para tal, são utilizadas as regressões de dois estágios de Fama e MacBeth, o teste T2 de Hotelling e o modelo de três fatores de Fama e French, além da análise do excesso de retorno das carteiras construídas. A periodicidade do estudo é mensal, abrangendo o período de janeiro de 2010 até junho de 2019, totalizando 15.577 observações de 200 empresas.
Resultados: Os resultados demonstram que o lucro líquido e o lucro operacional produzem as métricas de rentabilidade com os maiores poderes explicativos para o retorno de um mês à frente, além de produzirem as carteiras com maiores excessos de retorno, se comparadas às métricas de rentabilidade baseadas no lucro bruto. Contribuições: Portanto, a contribuição do trabalho foi demonstrar que o lucro líquido explica melhor o retorno futuro no mercado brasileiro, enquanto no mercado americano, existem evidências de que o lucro bruto desempenha este papel, e essas diferenças se dão pelas diferentes influências macroeconômicas sofridas por tais mercados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alysson Francisco, Fernando Caio Galdi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).