REPUBLICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL, CUSTO DA DÍVIDA E RETORNO DAS AÇÕES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E EUA
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2021140208Resumo
Objetivo: O estudo procurou analisar a relação entre a republicação das DFPs e as características qualitativas da informação divulgada, como sendo: conservadorismo, persistência, relevância e tempestividade, em conjunto com a relação entre o custo de captação com bancos e investidores, via custo da dívida e retorno das ações.
Método: A pesquisa considerou os trimestres de 2010 a 2018, comparando empresas brasileiras e norte-americanas, utilizando regressão com dados em painel.
Resultados: Os resultados apontaram que as empresas com necessidade de republicação das DFPs são aquelas com informações contábeis de qualidade inferior. Esse cenário é evidente tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos, cujos resultados indicaram ser não conservador, não persistente, não relevante. Quanto à tempestividade, essa qualidade não tem piorado no Brasil no contexto das reformulações, pois não está presente nas demonstrações financeiras mesmo sem o contexto das reformulações. Com relação aos EUA, bancos e investidores parecem não reagir diante da republicação, mas, no Brasil as empresas com necessidade de captação de recursos via banco precisam considerar que a republicação tem relação com aumento do custo da dívida. Também se observou um número maior de republicação no Brasil, o que pode estar relacionado com mais baixo poder de enforcement.
Contribuição: O estudo contribui com as pesquisas sobre impacto da republicação das DFPs, sinalizando aos investidores, bancos e analistas a queda na qualidade da informação, aspecto que pode ser considerado em seus modelos de avaliação de empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Ricardo Luiz Menezes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).