EFEITO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO COMPORTAMENTO CIDADÃO E CONTRAPRODUCENTE DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE
Palavras-chave:
Crenças de autoeficácia, Comportamento Cidadão, Comportamento Contraproducente, Acadêmicos de Contabilidade.Resumo
Reconhecer como variáveis psicológicas têm influenciado o processo de ensino-aprendizagem apresenta-se como um direcionamento contemporânea para as pesquisas no ambiente educacional. Dessa forma, este estudo visa verificar a influência das crenças de autoeficácia no comportamento cidadão e contraproducente dos acadêmicos de Contabilidade. Para tal, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa realizada por meio de uma survey junto a 309 alunos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Os resultados da Modelagem de Equações Estruturais permitem inferir que as crenças de autoeficácia relacionam-se positivamente e de modo significativo com o comportamento cidadão, nas dimensões de Aprendizagem Reflexiva e Emoções Positivas. Enquanto, não foi possível afirmar estatisticamente que as Emoções Negativas e Aprendizagem Reflexiva possuem relação esperada com o Comportamento Contraproducente. Assim, conclui-se que elementos psicológicos permeiam o desempenho acadêmico, consubstanciado no comportamento universitário, sendo necessária a observação destes no desenvolvimento de ações estudantis.
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