ANSIEDADE E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Clara Figueira Reis UFU
  • Gilberto José Miranda UFU
  • Sheizi Calheira Freitas UFBA

Palavras-chave:

Ansiedade, Desempenho Acadêmico, CRA, Ciências Contábeis, IDATE

Resumo

O presente estudo analisou o fenômeno ansiedade entre estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Brasileira, com o propósito de verificar se a mesma está significativamente associada ao desempenho acadêmico. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se do questionário IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado), testado, validado e traduzido por Biaggio (1998). A amostra foi composta por 205 estudantes, do turno noturno, cursando entre o 2º e o 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis. As análises foram realizadas por meio dos testes “t” de Student, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. De acordo com o levantamento bibliográfico, a ansiedade gera reações indesejadas no corpo, como dificuldade de concentração, “brancos”, inquietações e dores de cabeça, e estes efeitos causados pela ansiedade poderiam influenciar o desempenho acadêmico dos alunos. Os principais resultados do presente estudo indicam que, de fato, os estudantes mais ansiosos no cotidiano tendem a ficar mais ansiosos que os demais em momentos de avaliação, que as mulheres tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade que os homens e que os alunos mais ansiosos, de final de curso, homens e que não participaram de atividades acadêmicas tendem a apresentar rendimentos acadêmicos inferiores aos demais. Consequentemente, de acordo com os resultados encontrados, os estudantes que compuseram a amostra da pesquisa poderiam potencialmente apresentar desempenho superiores, caso fosse possível controlar a sua ansiedade estado. Estes resultados sugerem que as instituições e professores, ao buscarem formas de diminuir os níveis de ansiedades dos discentes, poderiam elevar os níveis de rendimento acadêmico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Clara Figueira Reis, UFU

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Gilberto José Miranda, UFU

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Sheizi Calheira Freitas, UFBA

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Reis, C. F., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). ANSIEDADE E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(3), 319–333. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/356

Edição

Seção

ARTIGOS