USO DA TEORIA DA AGÊNCIA EM PESQUISAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: PREMISSAS, LIMITAÇÕES E FORMULAÇÕES ALTERNATIVAS AOS SEUS PRESSUPOSTOS

Autores

  • Rosenery Loureiro Lourenço UFRJ
  • Fernanda Filgueiras Sauerbronn UFRJ

Palavras-chave:

Teoria de Agência. Teorias Sociais. Contabilidade Gerencial.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre o uso da Teoria da Agência nas pesquisas em contabilidade e, mais especificamente, Contabilidade Gerencial no Brasil, traçando considerações a cerca de suas premissas e limitações, bem como apontando outras formulações teóricas para o conceito de agência. Inicialmente a discussão mostra que a Teoria da Contabilidade geralmente é utilizada em combinação com teorias de outras áreas - normalmente econômicas e gerenciais - para sustentar o estudo dos fenômenos contábeis financeiros e gerenciais. Depois de apresentar a Teoria da Agência e suas três vertentes fundamentadas na economia e elencar algumas das principais críticas, são apresentadas outras possibilidades sociológicas para o estudo da agência. Estas perspectivas sugerem novas formas de olhar para: (i) o agente e os elementos que influenciam e explicam a ação humana, (ii) para as estruturas de poder, e (iii) para os níveis de análise. Por fim, o artigo apresenta algumas características de pesquisas em Contabilidade Gerencial no Brasil que utilizam outras teorizações de agência para fundamentar suas investigações, ajustando a profundidade metodológica e o pluralismo teórico necessário para o estudo do fenômeno em Contabilidade Gerencial.

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Biografia do Autor

Rosenery Loureiro Lourenço, UFRJ

Mestre em Ciências Contábeis. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCC/UFRJ.

Fernanda Filgueiras Sauerbronn, UFRJ

Doutora em Administração pela EBAPE-FGV. Professora Adjunta no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCC/UFRJ.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Lourenço, R. L., & Sauerbronn, F. F. (2017). USO DA TEORIA DA AGÊNCIA EM PESQUISAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: PREMISSAS, LIMITAÇÕES E FORMULAÇÕES ALTERNATIVAS AOS SEUS PRESSUPOSTOS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(2), 158–176. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/279

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL