ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES MOTIVADOS
Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem. Motivação intrínseca. Motivação extrínseca. Ciências Contábeis.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo averiguar a frequência do uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e verificar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 480 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem de Boruchovitch e Santos (2004) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Neves e Boruchovitch (2007). Para a apreciação dos resultados foi realizada a análise fatorial para agrupamento dos fatores relativos às duas escalas. Em seguida, foi aplicada a correlação linear para medir o índice de correlação entre os fatores gerados. Verificou-se que a relação entre a motivação intrínseca e o uso de estratégias de aprendizagem pelo aluno é significativa, ou seja, alunos intrinsicamente motivados estudam por vontade e prazer e, por isso, adotam procedimentos que melhoram os resultados do seu aprendizado. A relação entre a motivação extrínseca e a ausência de estratégias de aprendizagem também foi significativa, mostrando que alunos que estudam motivados por obrigações, recompensas e punições não utilizam estratégias de aprendizagem em seus estudos. Esses resultados sugerem que o uso de estratégias de aprendizagem pelos alunos é importante para o seu desempenho e é potencializado pela motivação intrínseca.Downloads
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Publicado
2016-04-30
Como Citar
Castro, J. X., Miranda, G., & Leal, E. (2016). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES MOTIVADOS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(1), 080–097. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/258
Edição
Seção
ARTIGOS
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