INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA QUANTO A MONITORIA PRESENCIAL DISPONIBILIZADA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IFES: REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS

Autores

  • Esmael Almeida Machado UFPR
  • Lauro Brito de Almeida UFPR
  • Cleverson Renan da Cunha UFPR
  • Daniel Ramos Nogueira USP
  • Edgard Bruno Cornachione Junior USP

Palavras-chave:

Monitoria presencial. Educação a distância. Ensino em administração

Resumo

Dado o avanço tecnológico nos novos métodos de ensino, em que não há, necessariamente, um espaço físico para operacionalizar o processo de ensino-aprendizagem, formas diferenciadas de mediação do conteúdo programático surgem como conseqüência natural para concepção de um novo paradigma. Destarte, analisou-se a monitoria presencial como um instrumento de mediação, comparando (des)igualdades no desempenho dos alunos com monitoria (ACM) e sem monitoria (ASM). Assim, tendo por base tais considerações preliminares, o EaD configurou-se no objeto de estudo orientador da questão de pesquisa do trabalho: Há diferença estatisticamente significativa no desempenho acadêmico dos ACM e ASM? Metodologicamente, trata-se de um estudo formal, quasi-experimental, longitudinal por meio do acompanhamento dos ACM no período de duração da disciplina de contabilidade geral. Caracteriza-se como descritiva, cuja análise quantitativa do desempenho foi realizada com os resultados da avaliação de aprendizagem de 137 alunos em que a variável dependente foi a nota da avaliação e a independente foi a presença na monitoria. Foram levantadas hipóteses e realizados testes de comparação de médias (independent samples t-test) entre os grupos ACM e ASM, com nível de significância (α = 0,05). A análise do t-test sugere que não há diferença estatisticamente significativa entre as médias dos dois grupos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-03-13

Como Citar

Machado, E. A., Almeida, L. B. de, Cunha, C. R. da, Nogueira, D. R., & Cornachione Junior, E. B. (2011). INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA QUANTO A MONITORIA PRESENCIAL DISPONIBILIZADA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IFES: REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 3(3), 272–289. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/14

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)