UTAUT-DCC: Nova proposta de moderação na mensuração da intenção e uso de tecnologias por docentes de Ciências Contábeis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2025180106Palavras-chave:
Ensino de Contabilidade. Tecnologia no Ensino. UTAUT.Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo é oferecer uma adaptação à teoria UTAUT, capaz de apontar a intenção e uso de tecnologias por parte dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, a partir da qualificação e do ciclo de vida docente. Método: Como estratégia de investigação, utilizou-se um questionário online para o qual obteve-se o retorno de 497 docentes de Ciências Contábeis do Brasil. Foram realizadas análises descritivas e modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os resultados apontam que o ciclo de vida docente, a titulação, a experiência como professor, a experiência profissional e as formações pedagógicas inicial e continuada são capazes de moderar os constructos da UTAUT original, aperfeiçoando o poder de aplicação da teoria, em especial, quando aplicado para os docentes da graduação em Ciências Contábeis. Dessa forma, apresenta-se a chamada UTAUT-DCC.
Contribuições: Em nível institucional, a aplicação da UTAUT-DCC permite mapear o corpo docente quanto à intenção e uso de tecnologias, bem como oferecer subsídios para melhoria dos currículos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, no que tange à adoção de tecnologias. No nível pessoal, a UTAUT-DCC colabora para a reflexão dos docentes quanto à aplicação de tecnologias no ensino de contabilidade e sua disposição para tal, em função do seu momento de carreira e de suas experiências. Por fim, em nível acadêmico, este estudo oferta à literatura uma proposição de moderação da UTAUT capaz de mensurar a intenção e o uso de tecnologias por parte dos professores a partir da qualificação e do ciclo de vida docente.
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