PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Autores

  • Orleans Silva Martins UFPB
  • Wenner Lucena UFPB

Palavras-chave:

Pesquisa. Publicação. Pontuação.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar o perfil e as práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em Contabilidade (PPGC) no que se refere à sua produção científica. Sua motivação surgiu da importância que se tem dado à necessidade de crescimento das publicações científicas no Brasil, que em outras áreas tem originado práticas denominadas como "publicacionismo", "produtivismo" ou "ciência-salame", devido à habilidade multiplicação das pesquisas (ALCADIANI, 2011a, 2011b; FREITAS, 2007, 2011; MENNA-BARRETO, 2012). Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca da pesquisa e produtivismo acadêmico e uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de um questionário a 113 docentes de 19 PPGC no Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2013. Em seus resultados, verificou-se que, em geral, há indícios de que os docentes pesquisados tendem a separar os resultados de suas pesquisas em diferentes partes publicáveis e que, quando rejeitados nos periódicos de maior impacto, submetem-nos aos menos expressivos, até que sejam aceitos para publicação. Apesar disso, na média, não aceitam colocar em seus artigos o nome de outra pessoa que não tenha participado efetivamente da pesquisa. Além disso se destaca, entre as contribuições deste estudo, a identificação das principais práticas científicas dos docentes dos PPGC, tendo em vista a escassez de estudos sobre esse tema e sua relevância frente ao desenvolvimento das pesquisas científicas sobre Contabilidade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orleans Silva Martins, UFPB

Doutor em Contabilidade pela UnB, Professor Adjunto da UFPB.

Wenner Lucena, UFPB

Doutor em Contabilidade pela UnB, Professor Adjunto da UFPB

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Martins, O. S., & Lucena, W. (2014). PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(1), 66–96. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/123

Edição

Seção

ARTIGOS