PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE
Palavras-chave:
Pesquisa. Publicação. Pontuação.Resumo
Este estudo teve o objetivo de identificar o perfil e as práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em Contabilidade (PPGC) no que se refere à sua produção científica. Sua motivação surgiu da importância que se tem dado à necessidade de crescimento das publicações científicas no Brasil, que em outras áreas tem originado práticas denominadas como "publicacionismo", "produtivismo" ou "ciência-salame", devido à habilidade multiplicação das pesquisas (ALCADIANI, 2011a, 2011b; FREITAS, 2007, 2011; MENNA-BARRETO, 2012). Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca da pesquisa e produtivismo acadêmico e uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de um questionário a 113 docentes de 19 PPGC no Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2013. Em seus resultados, verificou-se que, em geral, há indícios de que os docentes pesquisados tendem a separar os resultados de suas pesquisas em diferentes partes publicáveis e que, quando rejeitados nos periódicos de maior impacto, submetem-nos aos menos expressivos, até que sejam aceitos para publicação. Apesar disso, na média, não aceitam colocar em seus artigos o nome de outra pessoa que não tenha participado efetivamente da pesquisa. Além disso se destaca, entre as contribuições deste estudo, a identificação das principais práticas científicas dos docentes dos PPGC, tendo em vista a escassez de estudos sobre esse tema e sua relevância frente ao desenvolvimento das pesquisas científicas sobre Contabilidade no Brasil.Downloads
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Publicado
2014-04-30
Como Citar
Martins, O. S., & Lucena, W. (2014). PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(1), 66–96. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/123
Edição
Seção
ARTIGOS
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