DELIMITAÇÕES DE UMA AULA FANTÁSTICA E DE UM BOM PROFESSOR POR ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2025180109Palavras-chave:
Aula Fantástica, Bom Professor, Andragogia, ContabilidadeResumo
Objetivo: A pesquisa buscou identificar como estudantes de disciplinas de contabilidade de cursos de graduação delimitam uma aula fantástica e os atributos de um bom professor à luz dos princípios da aprendizagem adulta (andragogia).
Método: A coleta das 278 participações se estendeu por três anos – 2021 a 2023 – junto a três instituições de ensino e em disciplinas de contabilidade sempre realizada no primeiro dia de aula do semestre. Fez-se uso de análise e estatística descritiva, bem como do software KH Coder 3® na análise quantitativa de conteúdo a partir da mineração textual com uso de linguística computacional.
Resultados: A análise descritiva e as redes de co-ocorrência indicaram que uma aula fantástica é aquela que desperta motivações intrínsecas nos alunos, permeada de estímulos metodológicos e afetivos que o conecta ao conteúdo e ao professor. Um bom professor é aquele que interliga os domínios teórico e o prático do conhecimento, mostra-se empático aos alunos, é didático e assertivo em suas decisões metodológicas.
Contribuições: As evidências expostas podem ser utilizadas estruturar ementas e programas de disciplinas, grade curricular do curso, metodologias de ensino e aplicadas no aprimoramento do relacionamento com os estudantes. Caminhos futuros são discutidos ao final do trabalho.
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