DELIMITAÇÕES DE UMA AULA FANTÁSTICA E DE UM BOM PROFESSOR POR ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2025180109

Palavras-chave:

Aula Fantástica, Bom Professor, Andragogia, Contabilidade

Resumo

Objetivo: A pesquisa buscou identificar como estudantes de disciplinas de contabilidade de cursos de graduação delimitam uma aula fantástica e os atributos de um bom professor à luz dos princípios da aprendizagem adulta (andragogia).

Método: A coleta das 278 participações se estendeu por três anos – 2021 a 2023 – junto a três instituições de ensino e em disciplinas de contabilidade sempre realizada no primeiro dia de aula do semestre. Fez-se uso de análise e estatística descritiva, bem como do software KH Coder 3® na análise quantitativa de conteúdo a partir da mineração textual com uso de linguística computacional.

Resultados: A análise descritiva e as redes de co-ocorrência indicaram que uma aula fantástica é aquela que desperta motivações intrínsecas nos alunos, permeada de estímulos metodológicos e afetivos que o conecta ao conteúdo e ao professor. Um bom professor é aquele que interliga os domínios teórico e o prático do conhecimento, mostra-se empático aos alunos, é didático e assertivo em suas decisões metodológicas.

Contribuições: As evidências expostas podem ser utilizadas estruturar ementas e programas de disciplinas, grade curricular do curso, metodologias de ensino e aplicadas no aprimoramento do relacionamento com os estudantes. Caminhos futuros são discutidos ao final do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andere, M. A., & Araujo, A. M. P. D. (2008). Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças, 19, 91-102. https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300008

Andreata, M. A. (2019). Aula expositiva e Paulo Freire. Ensino em Re-Vista, 26(3), 700-724. https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-4

Anjos, T. V. dos., Rego, M. L. da C., e Viana, L. da S. L. (2022). Adaptação Acadêmica no Ensino Superior: Estratégias de Enfrentamento Diante dos Processos Avaliativos. International Journal Education and Teaching (PDVL), 5(1), 34-54. https://doi.org/10.31692/2595-2498.v5i1.198

Antonelli, R. A., Guelfi, B. F. C.., Tumelero, R. C., & Voese, S. B.. (2018). Ao mestre com carinho: O bom professor sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis da geração Y. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 12(1). https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1415

Aultman, L. P, Williams-Johnson, M. R., & Schutz, P. A. (2009). Boundary dilemmas in teacher–student relationships: Struggling with “the line”. Teaching and teacher education, 25(5), 636-646. https://doi.org/10.1016/j.tate.2008.10.002

Ay, Mustafa. (2012). University students’ comprehension difficulties in accounting subjects and their reasons. Energy Educ Sci Technol Part B, 4, 323-330.

Beni, Priscila Ferreira et al. (2017). Processo de ensino-aprendizagem e interação de professores e alunos em um curso de graduação em Administração de Empresas. Administração: Ensino e Pesquisa, 18 (2), 345-374. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n2.565

Brewer, Ernest. W., e Burgess, David. N. (2005). Professor's role in motivating students to attend class. Journal of STEM Teacher Education, 42(3), 3.

Carlos-Guzmán, J. J. (2021). Aportaciones de las buenas prácticas de enseñanza para el mejoramiento docente en educación superior. Education Policy Analysis Archives, 29(111). http://doi.org/10.14507/epaa.293906

Cruz, A. P. C. da., Quintana, A. C., Machado, D. G., Czarneski, F. R., & Lucas, L. de O. (2017). Quais atributos definem um bom professor? Percepção de alunos de cursos de ciências contábeis ofertados no Brasil e em Portugal. Revista Ambiente Contábil-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 9(1), 163-184.

Cunha, A. C. (2010). Representação do “bom” professor: o" bom professor em geral e o" bom" professor de educação física em particular. Educação em Revista, 11(2), 41-52. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2320

Farias, R. S. de., Lima, J. P. R. de., Vendramin, E. O. de, Araujo, M. P. de, & Zanini, R. R. (2018). O que é ser um bom professor? Análise das competências docentes pela ótica discente. Revista Mineira de Contabilidade, 19(3), 15-27. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t02

Gasser, L., Grütter, J., Buholzer, A., & Wettstein, A. (2018). Emotionally supportive classroom interactions and students' perceptions of their teachers as caring and just. Learning and Instruction, 54, 82-92. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2017.08.003

Goh, E.., e Scerri, M. (2016). “I study accounting because I have to”: An exploratory study of hospitality students’ attitudes toward accounting education. Journal of Hospitality & Tourism Education, 28(2), 85-94. https://doi.org/10.1080/10963758.2016.1163498

Higuchi, K. (2016). KH Coder 3 reference manual. Kioto (Japan): Ritsumeikan University.

Hu, C. C. (2020). Understanding College Students' Perceptions of Effective Teaching. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 32(2), 318-328.

Hu, G., Muhamad, H., Mustafa, H., & Alhasnawi, M. Y. (2025). Accounting education from 1960 to 2023: a bibliometric review. International Journal of Evaluation and Research in Education (IJERE), 14(2), 849-861. http://doi.org/10.11591/ijere.v14i2.30486

Khayati, A., & Ariail, D. L. (2020). Business students’ perceptions of faculty attributes: a two-country cross-cultural comparison. Accounting Education, 29(2), 153–176. https://doi.org/10.1080/09639284.2020.1719424

Knowles, M. (1988). The Adult Learner: A Neglected Species. London: Gulf

Knowles, M., Holton, E. F., e Swanson, R. A. (2005). The adult learner: the definitive classic in adult education and human resource development (6th). Burlington, MA: Elsevier.

Knowles, M. (2019). The Adult Learning Theory – Andragogy, Retrieved from

https://elearningindustry.com/the-adult-learning-theory-andragogy-of-malcolm-knowles

Kutluk, F. A., Donmez, A., & Gülmez, M. (2015). Opinions of university students about teaching techniques in accounting lessons. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 191, 1682-1689. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.155

Li, X., Bergin, C., & Olsen, A. A. (2022). Positive teacher-student relationships may lead to better teaching. Learning and Instruction, 80, 101581. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2022.101581

Ling, L. Y. H., Goi, C. L., Tham, Y. H., & Sung, B. (2025). Accounting students’ perceived importance of faculty attributes: a cross-country cross-campus comparison between Malaysia and Australia. Accounting Education, 1–29. https://doi.org/10.1080/09639284.2025.2518993

Lopes, B. D., de Andrade, F. B., & Chaves, N. D. P. S. A aula universitária: onde ficam professor e aluno?. Ensino ReVista, 23(1), 90-110. http://dx.doi.org/10.14393/ER-v23n1a2016-5

Machynska, N., & Boiko, H. (2020). Andragogy–The science of adult education: Theoretical aspects. Journal of Innovation in Psychology, Education and Didactics, 24(1), 25-34.

Marques, V. A., Oliveira, M. C., Nascimento, E. M., & Cunha, J. V. A. (2012). Atributos de um bom professor: um estudo sobre a percepção dos alunos de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Controladoria, 4(2), 7-22. https://doi.org/10.5380/rcc.v4i2.25970

Marques, L., & Biavatti, V. T. (2019). Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 12(2), 24-47. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24

Meurer, A. M., Lopes, I. F., & Colauto, R. D. (2020). Autoeficácia, estratégias de coping e os efeitos das relações interpessoais e organizacionais de discentes de Ciências Contábeis. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 198-220. https://doi.org/10.21814/rpe.18470

Miranda, G. J., Casa Nova, S. P. D. C., & Cornacchione Júnior, E. B. (2012). Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, 23, 142-153. https://doi.org/10.1590/S1519-70772012000200006

Miranda, G. J., Nova, S. P. D. C. C., & Cornacchione Jr, E. B. (2013). Ao Mestre com Carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em Contabilidade. Revista Brasileira de gestão de Negócios, 15, 462-480. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1351

Nogueira, D. R., Nova, S. P. D. C. C., & Carvalho, R. C. O. (2012). O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: reflexão contábil, 31(3), 37-52. https://doi.org/10.4025/enfoque.v31i3.16895

Prim, M. M., Bach, L. E., & Martins, Z. B. (2020). Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 19, 1-17. https://doi.org/10.16930/2237-766220203001

Purwati, D., Mardhiah, A., Nurhasanah, E., & Ramli, R. (2022). The six characteristics of andragogy and future research directions in EFL: A literature review. Elsya: Journal of English Language Studies, 4(1), 86-95. https://doi.org/10.31849/elsya.v4i1.7473

Rajeevan, S. (2020). Accounting: the teaching, the practice and what is missing. Vilakshan-XIMB Journal of Management, 17(1/2), 15-37. https://doi.org/10.1108/XJM-06-2020-0001

Silveira, M. M., & Leon, A. D. (2018). O bom professor de química na voz dos estudantes. Práxis Educacional, 14(28), 246-270. https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3468

Stronge, J. H., Ward, T. J., & Grant, L. W. (2011). What makes good teachers good? A cross-case analysis of the connection between teacher effectiveness and student achievement. Journal of teacher Education, 62(4), 339-355. https://doi.org/10.1177/0022487111404241

Tolentino, J. E. D. F., da Silva, R. M. P., Costa, A. D. J. B., & Neto, L. M. D. A. (2014). O perfil esperado de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos–Portugal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 13(39), 9-20. http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20

Urias, G. M. P. C., & de Azeredo, L. A. S. (2017). Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia. Administração: Ensino e Pesquisa, 18(1), 39-67.https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n1.473

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Meurer, A. M., Souza, A. N. M., & Sousa, R. C. da S. (2025). DELIMITAÇÕES DE UMA AULA FANTÁSTICA E DE UM BOM PROFESSOR POR ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 18(1), 216–232/233. https://doi.org/10.14392/asaa.2025180109

Edição

Seção

ARTIGOS