Interação entre Academia e Mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2024170201

Palavras-chave:

Academia; Mercado; Parcerias estratégicas

Resumo

O editorial destaca a importância da colaboração entre a academia e o mercado. Apesar das barreiras institucionais, essa interação beneficia ambas as partes: docentes enriquecem suas aulas com experiências práticas e os alunos ganham mais oportunidades no mercado. Além disso, projetos conjuntos geram novas ideias de pesquisa. Uma alternativa seria atividades externas esporádicas, porém, fatores culturais e burocráticos nas instituições de ensino superior (IES) precisam ser considerados nessas parcerias. O importante a ser avaliado é que um círculo virtuoso começa com o primeiro passo de ambos os lados para esse relacionamento até sua consolidação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, J. E. F. (2011). An exploration of boards of directors’ quality: The development of an index for directors attributes and the relation with firm value and performance. Corporate Board: role, duties and composition, 7(2), 51-63. https://doi.org/10.22495/cbv7i2art4

Chen, Jun & Garel, Alexandre & Tourani-Rad, Alireza, (2019). The value of academics: Evidence from academic independent director resignations in China, Journal of Corporate Finance, Elsevier, 58, 393-414. https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2019.06.003

Francis, B., Hasan, I. and Wu, Q. (2015), Professors in the Boardroom and Their Impact on Corporate Governance and Firm Performance. Financial Management, 44, 547-581. https://doi.org/10.1111/fima.12069

Pang, Jiaren, Zhang, Xinyi, and Zhou, Xi, (2020). From classroom to boardroom: The value of academic independent directors in China, Pacific-Basin Finance Journal, 62(C), 1-20. https://doi.org/10.1016/j.pacfin.2020.101319

White, Joshua T., Woidtke, Tracie, Black, Harold A., and Schweitzer, Robert L., (2014). Appointments of academic directors, Journal of Corporate Finance, Elsevier, 28, 135-151. https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2013.12.007

Xie, Biao, Davidson, Wallace III, and DaDalt, Peter J. (2003). Earnings management and corporate governance: the role of the board and the audit committee, Journal of Corporate Finance, 9(3), 295-316. https://doi.org/10.1016/S0929-1199(02)00006-8

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Almeida, J. E. F. de A. (2024). Interação entre Academia e Mercado. Advances in Scientific and Applied Accounting, 17(2), 001–004/005. https://doi.org/10.14392/asaa.2024170201

Edição

Seção

EDITORIAL