Investimento Corporativo, Incerteza da Política Econômica e Risco Geopolítico em Países do BRICS
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2024170305Palavras-chave:
Investimento corporativo, Incerteza da política econômica, Risco geopolíticoResumo
RESUMOObjetivo: investigar efeitos da incerteza da política econômica (EPU) e do risco geopolítico (GPR) sobre o nível de investimento corporativo (INV) de companhias de capital aberto de países emergentes integrantes do grupo BRICS.
Metodologia: dados dos demonstrativos financeiros de empresas sediadas no Brasil, Rússia e China coletados na base Datastream da Thomson Reuters Refinitiv e modelos de regressão linear múltipla com dados em painel de efeitos fixos.
Resultados: resultados indicaram uma relação negativa entre EPU, GPR e ambos com INV, com diferentes intensidades entre os países. Isso sinaliza que períodos de elevada incerteza ou risco geopolítico levam à redução do nível de investimento das firmas. Resultados robustos após controle por características das firmas (tamanho, alavancagem, fluxo de caixa operacional, crescimento das vendas, rentabilidade, Q de Tobin, retenção de caixa e ativos tangíveis) e indicadores macroeconômicas (tais como: PIB e inflação). Esses resultados ressaltaram ainda que ambientes com menor incerteza econômica e geopolítica favorecem o nível de investimento das empresas de países emergentes.
Contribuições: implicações relevantes para a literatura e stakeholders. Os resultados ampliam a compreensão de efeitos de incerteza e risco sobre as decisões de investimento corporativo em países emergentes haja vista a predominância de estudos acerca de economias desenvolvidas, bem como contribuem para a tomada de decisão de investimento e para governantes, reguladores e formuladores de políticas econômicas sinalizando efeitos predominantemente negativos de EPU e GPR sobre investimentos/possibilidades de crescimento econômico, favorecendo atuações em favor da redução de tais efeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simone Evangelista Fonseca, Sabrina Espinele da Silva, Carolina Magda da Silva Roma, Robert Aldo Iquiapaza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).