Sistema de Mensuração de Desempenho e Efetividade das Equipes: O Papel Mediador da Eficácia Coletiva Percebida em uma Cooperativa de Crédito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2025180202

Palavras-chave:

Sistema de Mensuração de Desempenho, Efetividade das equipes, Eficácia coletiva percebida, Teoria Social Cognitiva, Alavancas de Controle

Resumo

Objetivo: Analisar a influência do Uso Diagnóstico e Interativo do Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD) sobre a efetividade das equipes mediado pela eficácia coletiva percebida.

Método: O estudo foi quantitativo, por meio de survey, aplicado em uma cooperativa de crédito. Para a análise dos resultados, o método utilizado foi de Modelagem de Equações Estruturais (PLS – PM). Identificou-se duas amostras, a primeira com 174 colaboradores e a segunda com 77 equipes dos Postos de Atendimentos (PAs)

Resultados: Os resultados indicaram que o uso do SMD, isoladamente, não apresentou relação direta significativa com a efetividade das equipes. No entanto, a eficácia coletiva percebida mostrou-se positivamente relacionada à efetividade, o que atua como variável mediadora.

Contribuições: A pesquisa contribui ao evidenciar que a ênfase atribuída ao SMD pelos gestores, mais do que o sistema em si, influencia as crenças coletivas e, indiretamente, os resultados das equipes. Destacam-se implicações teóricas e práticas para a gestão de pessoas, liderança e controle gerencial em ambientes organizacionais cooperativos.

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Gretter, C. T. da S., & Mucci, D. M. (2025). Sistema de Mensuração de Desempenho e Efetividade das Equipes: O Papel Mediador da Eficácia Coletiva Percebida em uma Cooperativa de Crédito. Advances in Scientific and Applied Accounting, 18(2), 007–020/021. https://doi.org/10.14392/asaa.2025180202

Edição

Seção

ARTIGOS