Carreira acadêmica em contabilidade: evidências sob a perspectiva de professoras de cursos stricto-sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2024170210

Palavras-chave:

Profissão contábil, Mulheres, Gênero, Equilíbrio trabalho-vida

Resumo

Objetivo: Este estudo buscou compreender como são percebidos os vieses de gênero e seu reflexo na carreira acadêmica de professoras de Programas de Pós-Graduação (PPG) em contabilidade.

Metodologia: Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com nove docentes de diferentes PPGs, e foram analisadas com base na análise textual discursiva.

Resultados: As entrevistas permitiram revelar vieses de gênero que influenciam as atuações acadêmicas, algumas vezes de forma sutil. Foram percebidos vieses em relação às docentes, que foram subestimadas por pares homens, mesmo quando mais produtivas ou com maiores contribuições para o programa. Ademais, também foram relatadas discriminações relacionadas à maternidade, seja por serem mães ou por desejarem ser. Esses vieses, uma vez identificados, impactam(ram) a carreira das docentes, tornando-se explícitos em seus discursos. No entanto, não houve convergência nas percepções, pois cinco respondentes reconheceram claramente a presença de vieses de gênero, enquanto quatro não os identificaram de forma evidente.

Contribuições: Revela-se que o ambiente e a cultura dos PPGs, assim como a história de vida, trajetória de formação e tempo de atuação, influenciam as percepções dos vieses de gênero. Os resultados sugerem a necessidade de mudanças sistêmicas para promover a igualdade de gênero, incluindo a adoção de políticas institucionais que ofereçam suporte às mulheres na academia e incentivem a representatividade feminina em cargos de liderança. A pesquisa também aponta para a importância de novos estudos sobre o impacto da maternidade e responsabilidades familiares na progressão de carreira das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acker, J. (1990). Hierarchies, jobs, bodies: A theory of gendered organizations. Gender & Society, 4(2), 139-158. https://doi.org/10.1177/089124390004002002

Acker, J. (2006). Inequality regimes: Gender, class, and race in organizations. Gender & Society, 20(4), 441-464. https://doi.org/10.1177/0891243206289499

Altoé, S. M. L. (2014). Fatores explicativos do Work-Life balance de contadores à luz da psicologia positiva. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR. Recuperado em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/36106

Bailyn, L. (2003). Academic careers and gender equity: Lessons learned from MIT. Gender, Work & Organization, 10(2), 137-153. https://doi.org/10.1111/1468-0432.00008

Benschop, Y., & Brouns, M. (2003). Crumbling ivory towers: Academic organizing and its gender effects. Gender, Work & Organization, 10(2), 194-212. https://doi.org/10.1111/1468-0432.t01-1-00011

Broadbent, J. (1998). The gendered nature of “accounting logic”: pointers to an accounting that encompasses multiple values. Critical Perspectives on Accounting, 9(3), 267-297. DOI: https://doi.org/10.1006/cpac.1997.0158

Broadbent, J., & Kirkham, L. (2008). Glass ceilings, glass cliffs or new worlds? Revisiting gender and accounting. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 21(4), 465-473. https://doi.org/10.1108/09513570810872888

Butler, J. (1990). Gender trouble: feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge.

Carmona, S., & Ezzamel, M. (2016). Accounting and lived experience in the gendered workplace. Accounting, Organizations and Society, 49, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.aos.2015.11.004

Casa Nova, S. P. C. (2012). Impactos de mestrados especiais em Contabilidade na trajetória de seus egressos: um olhar especial para gênero. Revista Contabilidade e Controladoria, 4(3), 37-62. http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v4i3.29952

Casa Nova, S. P. C. (2022). “Ridin’ down the highway” - Reflections on the trajectories of women professors in academia. Advances in Scientific and Applied Accounting, 15 (2), 30-46. https://doi.org/10.14392/asaa.2022150202

Conselho Federal de Contabilidade - CFC. (2022). Empoderamento das mulheres na contabilidade. Recuperado de https://cfc.org.br/noticias/o-empoderamento-das-mulheres-na-contabilidade/

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. (2022). Recuperado de https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2020.

Dambrin, C., & Lambert, C. (2012). Who is she and who are we? A reflexive journey in research into the rarity of women in the highest ranks of accountancy. Critical Perspectives on Accounting, 23(1), 1-16. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2011.06.006

Eagly, A. H., & Karau, S. J. (2002). Role congruity theory of prejudice toward female leaders. Psychological review, 109(3), 573-598. https://doi.org/10.1037/0033-295X.109.3.573

Firestone, S. (1976). A dialética do sexo: um manifesto da revolução feminista. Editorial Labor do Brasil.

Galizzi, G., McBride, K., & Siboni, B. (2023). Patriarchy persists: Experiences of barriers to women’s career progression in Italian accounting academia. Critical Perspectives on Accounting, 99(102625), 1-19. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2023.102625

Haynes, K. (2017). Accounting as gendering and gendered: A review of 25 years of critical accounting research on gender. Critical Perspectives on Accounting, 43, 110-124. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2016.06.004

Haynes, K. (2024). Resisting sexisms, aggression, and burnout in academic leadership: Surviving in the gendered managerial academy. Gender, Work & Organization, 31, 2286–2302. https://doi.org/10.1111/gwao.13137

Hines, R. D. (1988). Financial accounting: in communicating reality, we construct reality. Accounting, Organizations and Society, 13(3), 251-261. https://doi.org/10.1016/0361-3682(88)90003-7.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2022). Dados estatísticos. Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,1,2,-2,3,4,13,48,128&ind=4699.

Kanter, R. M. (1977). Men and women of the corporation. New York: Basic Books.

Kruger, S. D., Santos, E. A., & Hillen, C. (2024). Maternidade na contabilidade: Uma abordagem sob a perspectiva work-life balance. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 22(spe.), e85214. https://doi.org/10.19094/contextus.2024.85214

Lehman, C. R. (2019). Reflecting on now more than ever: Feminism in accounting. Critical Perspectives on Accounting, 65, 102080, 1-18. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2019.04.001

Lima, J. P. R., Casa Nova, S. P. C., & Vendramin, E. O. (2024). Sexist academic socialization and feminist resistance: (De)constructing women’s (Dis)placement in Brazilian accounting academia. Critical Perspectives on Accounting, 99(102600), 1-23. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2023.102600.

Lima, J. P. R., & Araújo, A. M. P. (2019). Tornando-se Professor: Análise do processo de construção da identidade docente dos professores de contabilidade. Advances in Scientific & Applied Accounting, 12(2), 59-80. https://dx.doi.org/10.14392/asaa.2019120204.

Lopes, I. F (2021). Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z: uma discussão à luz da modernidade líquida. Tese de Doutorado (Universidade Federal do Paraná). Recuperado em <https://hdl.handle.net/1884/74258>.

Lupu, I. (2012). Approved routes and alternative paths: The construction of women’s careers in large accounting firms. Evidence from the French Big Four. Critical perspectives on accounting, 23(4-5), 351-369. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2012.01.003

Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191-211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004.

Nações Unidas (2024). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recuperado de < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>.

Nganga, C. S. N., Casa Nova, S. P. C., Lima, J. P. R., & Silva, S. M. C. (2023). Publicar ou pesquisar? Reproduzir ou ensinar? Reflexões sobre as experiências de mulheres doutorandas em ciências contábeis. Education Policy Analysis Archives, 31(45), 1-26. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7377.

Nganga, C. S. N., Casa Nova, S. P. C., Silva, S. M. C., & Lima, J. P. R. (2023). There’s so much life out there! Work-life conflict, women and accounting graduate programs. Revista de Administração Contemporânea, 27, e210318. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2023210318.en

Oakley, A. (1985). Sex, gender and society. (2 ed.). Gower Publishing, Aldershot.

Parker, L. D. (2008). Strategic management and accounting processes: acknowledging gender. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 21(4), 611-631. https://doi.org/10.1108/09513570810872941.

Roos, P. A., & Gatta, M. L. (2009). Gender (in) equity in the academy: Subtle mechanisms and the production of inequality. Research in Social Stratification and Mobility, 27(3), 177-200. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2009.04.005

Rosa, R. (2021). The trouble with ‘work-life balance’ in neoliberal academia: A systematic and critical review. Journal of Gender Studies, 31(1), 55-73. https://doi.org/10.1080/09589236.2021.1933926

Silva, I. T. A., Avelino, B. C., & Nascimento, E. M. (2021). Gênero e o ambiente acadêmico contábil: percepções de docentes e de discentes sobre a trajetória das mulheres. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 11(1), 73-93. https://www.doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.8992

Storm, K. I. L., & Muhr, S. L. (2022). Work-life balance as gaslighting: Exploring repressive care in female accountants’ careers. Critical Perspectives on Accounting, (In press), 102484. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2022.102484

Word Economic Forum (2022). Global Gender Gap Report. Recuperado em <https://movimentomulher360.com.br/wp-content/uploads/2022/08/World-Economic-Forum_GGGR_2022.pdf>

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Kruger, S. D., Santos, E. A., & Hillen, C. (2024). Carreira acadêmica em contabilidade: evidências sob a perspectiva de professoras de cursos stricto-sensu. Advances in Scientific and Applied Accounting, 17(2), 242–254/255. https://doi.org/10.14392/asaa.2024170210

Edição

Seção

ARTIGOS