Carreira acadêmica em contabilidade: evidências sob a perspectiva de professoras de cursos stricto-sensu
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2024170210Palavras-chave:
Profissão contábil, Mulheres, Gênero, Equilíbrio trabalho-vidaResumo
Objetivo: Este estudo buscou compreender como são percebidos os vieses de gênero e seu reflexo na carreira acadêmica de professoras de Programas de Pós-Graduação (PPG) em contabilidade.
Metodologia: Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com nove docentes de diferentes PPGs, e foram analisadas com base na análise textual discursiva.
Resultados: As entrevistas permitiram revelar vieses de gênero que influenciam as atuações acadêmicas, algumas vezes de forma sutil. Foram percebidos vieses em relação às docentes, que foram subestimadas por pares homens, mesmo quando mais produtivas ou com maiores contribuições para o programa. Ademais, também foram relatadas discriminações relacionadas à maternidade, seja por serem mães ou por desejarem ser. Esses vieses, uma vez identificados, impactam(ram) a carreira das docentes, tornando-se explícitos em seus discursos. No entanto, não houve convergência nas percepções, pois cinco respondentes reconheceram claramente a presença de vieses de gênero, enquanto quatro não os identificaram de forma evidente.
Contribuições: Revela-se que o ambiente e a cultura dos PPGs, assim como a história de vida, trajetória de formação e tempo de atuação, influenciam as percepções dos vieses de gênero. Os resultados sugerem a necessidade de mudanças sistêmicas para promover a igualdade de gênero, incluindo a adoção de políticas institucionais que ofereçam suporte às mulheres na academia e incentivem a representatividade feminina em cargos de liderança. A pesquisa também aponta para a importância de novos estudos sobre o impacto da maternidade e responsabilidades familiares na progressão de carreira das mulheres.
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