Orientação para a Comparação Social e Uso de Redes Sociais por Estudantes Brasileiros de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2024170208

Palavras-chave:

Redes sociais, Orientação para a Comparação Social, Estudantes de Ciências Contábeis, Comparação social

Resumo

Objetivo: A Orientação de Comparação Social é uma predisposição psicológica e comportamental que está enraizada nas incertezas dos indivíduos sobre suas próprias habilidades e opiniões. O uso frequente e inadequado das redes sociais, além de permitir a comparação social, pode levar à maximização desse comportamento, que às vezes é prejudicial ao indivíduo. Esta pesquisa buscou identificar de que forma a Orientação para a Comparação Social se difere a partir das características de uso das redes sociais por estudantes de Ciências Contábeis

Metodologia: As respostas foram coletadas por meio de um levantamento online com estudantes de contabilidade. 502 respostas válidas foram obtidas e para verificar e comparar a orientação de comparação social com base nas características do uso das mídias sociais, foram utilizados os testes estatísticos de análise fatorial confirmatória multigrupo e MANOVA.

Resultados ou Discussão: A MANOVA apontou diferenças significantes nos agrupamentos de acompanhamento de posts de celebridades e influencers para a comparação de habilidades e opiniões e no número de amigos para a comparação de opiniões.

Contribuições: O fato do acompanhamento de posts de influencers e celebridades condicionar às facetas da OCS pode advir do perfil do profissional contábil relatado na literatura, o qual é introvertido e pode buscar nas redes sociais padrões de comportamentos socialmente aceitos. Portanto, entender como as características do uso das mídias sociais afetam o comportamento de comparação social pode ser útil para promover o uso consciente dessas ferramentas digitais.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Meurer, A. M., & Costa, F. (2024). Orientação para a Comparação Social e Uso de Redes Sociais por Estudantes Brasileiros de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, 17(2), 180–194/195. https://doi.org/10.14392/asaa.2024170208

Edição

Seção

ARTIGOS