Características associadas ao desenvolvimento de competências e habilidades em contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2024170206Palavras-chave:
Competências e Habilidades, Ciências Contábeis, Aspectos Curriculares, Metodologias Ativas, Desempenho AcadêmicoResumo
Objetivo: Avaliar a associação entre aspectos curriculares, metodologias ativas, determinantes do desempenho acadêmico e o desenvolvimento de competências e habilidades na percepção de discentes e docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis.
Método: A pesquisa foi conduzida com aplicação de questionários em uma amostra de 170 discentes e 23 docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal mineira. Para tratamento e análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de médias e testes não paramétricos.
Resultados: Os resultados apontaram que as variáveis analisadas estão associadas ao desenvolvimento de habilidades e competências técnicas. Além disso, foi identificado um alinhamento entre a percepção dos discentes e docentes pesquisados quanto à importância das competências técnicas, habilidades e atitudes.
Contribuições: Este estudo avança em relação a pesquisas anteriores na medida em que propõe a abordagem conjunta das variáveis: competências, habilidades, currículo, metodologias ativas e desempenho acadêmico, além de contemplar os discentes e os docentes, para identificar de que forma as associações entre essas variáveis são percebidas no ambiente acadêmico, contribuindo com a literatura correlata. Ademais, o estudo contribui para a educação contábil, em nível institucional (gestão dos cursos) e social (atuação de discentes e docentes) em duas perspectivas: i) possibilita a compreensão sobre a sinergia dessas variáveis na formação de contadores, para que sejam capazes de lidar com um ambiente de negócios dinâmico e globalizado; e ii) demonstra como a formação por competências, preconizada em âmbito internacional, notadamente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades profissionais, pode ser alcançada por meio dos pilares do processo de ensino-aprendizagem (discentes, docentes, currículo, método e desempenho).
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