Características associadas ao desenvolvimento de competências e habilidades em contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2024170206

Palavras-chave:

Competências e Habilidades, Ciências Contábeis, Aspectos Curriculares, Metodologias Ativas, Desempenho Acadêmico

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação entre aspectos curriculares, metodologias ativas, determinantes do desempenho acadêmico e o desenvolvimento de competências e habilidades na percepção de discentes e docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Método: A pesquisa foi conduzida com aplicação de questionários em uma amostra de 170 discentes e 23 docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal mineira. Para tratamento e análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de médias e testes não paramétricos.

Resultados: Os resultados apontaram que as variáveis analisadas estão associadas ao desenvolvimento de habilidades e competências técnicas. Além disso, foi identificado um alinhamento entre a percepção dos discentes e docentes pesquisados quanto à importância das competências técnicas, habilidades e atitudes.

Contribuições: Este estudo avança em relação a pesquisas anteriores na medida em que propõe a abordagem conjunta das variáveis: competências, habilidades, currículo, metodologias ativas e desempenho acadêmico, além de contemplar os discentes e os docentes, para identificar de que forma as associações entre essas variáveis são percebidas no ambiente acadêmico, contribuindo com a literatura correlata. Ademais, o estudo contribui para a educação contábil, em nível institucional (gestão dos cursos) e social (atuação de discentes e docentes) em duas perspectivas: i) possibilita a compreensão sobre a sinergia dessas variáveis na formação de contadores, para que sejam capazes de lidar com um ambiente de negócios dinâmico e globalizado; e ii) demonstra como a formação por competências, preconizada em âmbito internacional, notadamente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades profissionais, pode ser alcançada por meio dos pilares do processo de ensino-aprendizagem (discentes, docentes, currículo, método e desempenho).

 

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Severino, C., & Silva, D. M. da. (2024). Características associadas ao desenvolvimento de competências e habilidades em contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, 17(2), 124–138/139. https://doi.org/10.14392/asaa.2024170206

Edição

Seção

ARTIGOS