PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE
Keywords:
Pesquisa. Publicação. Pontuação.Abstract
Este estudo teve o objetivo de identificar o perfil e as práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em Contabilidade (PPGC) no que se refere à sua produção científica. Sua motivação surgiu da importância que se tem dado à necessidade de crescimento das publicações científicas no Brasil, que em outras áreas tem originado práticas denominadas como "publicacionismo", "produtivismo" ou "ciência-salame", devido à habilidade multiplicação das pesquisas (ALCADIANI, 2011a, 2011b; FREITAS, 2007, 2011; MENNA-BARRETO, 2012). Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca da pesquisa e produtivismo acadêmico e uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de um questionário a 113 docentes de 19 PPGC no Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2013. Em seus resultados, verificou-se que, em geral, há indícios de que os docentes pesquisados tendem a separar os resultados de suas pesquisas em diferentes partes publicáveis e que, quando rejeitados nos periódicos de maior impacto, submetem-nos aos menos expressivos, até que sejam aceitos para publicação. Apesar disso, na média, não aceitam colocar em seus artigos o nome de outra pessoa que não tenha participado efetivamente da pesquisa. Além disso se destaca, entre as contribuições deste estudo, a identificação das principais práticas científicas dos docentes dos PPGC, tendo em vista a escassez de estudos sobre esse tema e sua relevância frente ao desenvolvimento das pesquisas científicas sobre Contabilidade no Brasil.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2014-04-30
How to Cite
Martins, O. S., & Lucena, W. (2014). PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(1), 66–96. Retrieved from https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/123
Issue
Section
ARTICLES
License
Copyright for articles published in the ASAA Journal is held by the author, with first publication rights to the journal. By virtue of appearing in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications. The ASAA Journal will allow the use of published works for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published articles are the authors' full and exclusive responsibility. There are no submission/publishing charges or fees for processing articles (APC).