COMPARABILIDADE X UNIFORMIDADE DOS RELATÓRIOS FINANCEIROS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO REGULATÓRIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA AO PADRÃO INTERNACIONAL

Autores

  • Alex Mussoi Ribeiro UFG
  • Carlos Henrique Silva do Carmo UFG
  • Luiz Paulo Lopes Favero USP
  • Luiz Nelson Guedes de Carvalho USP

Palavras-chave:

Comparabilidade. Regulação. IFRS. Uniformidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi testar se existem diferenças significativas entre o comportamento da comparabilidade e da uniformidade dos relatórios financeiros durante e após o período de adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil. As companhias analisadas foram as de capital aberto com dados disponíveis durante o período 2002 a 2012. A medida de comparabilidade utilizada foi a similaridade da função contábil de DeFranco, Kothari e Verdi (2011) e a de uniformidade foi a co-movimentação dos lucros de Lang, Maffett e Owens (2010). Os resultados encontrados comprovaram para as empresas analisadas que a comparabilidade e a uniformidade possuem comportamentos distintos durante o período de alteração regulatória que ocorreu na contabilidade brasileira. Enquanto a comparabilidade não diminuiu durante a transição e obteve um ganho significativo após a adoção das normas internacionais a uniformidade teve uma queda significativa durante a transição e após a adoção do padrão internacional no Brasil. Esta pesquisa demonstrou que a comparabilidade dos relatórios financeiros não pode ser confundida com a sua uniformidade e que o aumento da variabilidade das escolhas dos gestores tende a diminuir a uniformidade mas não a comparabilidade dos relatórios financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Mussoi Ribeiro, UFG

Doutor em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia II.

Carlos Henrique Silva do Carmo, UFG

Doutor em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia II.

Luiz Paulo Lopes Favero, USP

Doutor em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de São Paulo.

Luiz Nelson Guedes de Carvalho, USP

Doutor em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de São Paulo.

Publicado

23/12/2016

Como Citar

Ribeiro, A. M., Carmo, C. H. S. do, Favero, L. P. L., & Carvalho, L. N. G. de. (2016). COMPARABILIDADE X UNIFORMIDADE DOS RELATÓRIOS FINANCEIROS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO REGULATÓRIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA AO PADRÃO INTERNACIONAL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(3), 262–282. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/257

Edição

Seção

ARTIGOS