UM ENSAIO SOBRE O EFEITO DISPOSIÇÃO NA REALIZAÇÃO DE GANHOS E PERDAS EM INVESTIMENTOS

Autores

  • Robson Braga UNEB
  • Luiz Paulo Lopes Favero USP

Palavras-chave:

Efeito Disposição. Teoria do Prospecto. Realização de Ganhos e Perdas. Decisão de Investimento.

Resumo

O efeito disposição está relacionado à tendência com que as pessoas realizam mais rapidamente a venda de ativos com ganhos em relação àqueles com perdas. Desde os seminais e precursores estudos sobre o tema, diversas pesquisas foram realizadas sobre o assunto e demonstram que o efeito disposição parece estar longe de estar plenamente explicado. Em virtude dessa aparente falta de consenso sobre o assunto, este ensaio apresenta uma análise da produção científica sobre o efeito disposição no período compreendido entre 2010 e 2014, complementando estudo anterior que apresentou levantamento sobre as pesquisas sobre o efeito disposição no período entre 1985 e 2009. Por meio de uma metodologia empírico-analítica, foi realizada análise de trinta e seis trabalhos identificados em periódicos nacionais e internacionais sobre o efeito disposição, cujos resultados são apresentados e discutidos por meio de tabelas, gráficos e redes científicas. Os achados obtidos mostram que houve mudanças nos procedimentos metodológicos dos estudos mais recentes, com utilização de novos modelos estatísticos para explicar o efeito disposição e suas variantes, além da observação de outros fenômenos associados ao efeito disposição no contexto do processo de tomada de decisão em investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Braga, UNEB

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Luiz Paulo Lopes Favero, USP

Professor Associado do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP.

Publicado

25/04/2016

Como Citar

Braga, R., & Favero, L. P. L. (2016). UM ENSAIO SOBRE O EFEITO DISPOSIÇÃO NA REALIZAÇÃO DE GANHOS E PERDAS EM INVESTIMENTOS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(1), 041–057. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/228

Edição

Seção

ARTIGOS