GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM COOPERATIVAS NO BRASIL: AVALIANDO O INCOME SMOOTHING ÀS FILIADAS DO SICREDI

Autores

Palavras-chave:

Gerenciamento de resultados. Income Smoothing, cooperativas de crédito. Sicredi, dados em painel.

Resumo

Este trabalho explorou a prática de gerenciamento de resultados em cooperativas de crédito no Brasil filiadas ao Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI). Estudos sobre o tema de gerenciamento de resultados no Brasil tem se acelerado nas últimas décadas, mas o caso das instituições financeiras ainda é um tema em aberto, já que o gerenciamento de resultados nestas pode impactar negativamente toda a estrutura do sistema financeiro. Esta pesquisa tratou especificamente de verificar a existência de gerenciamento de resultados através de income smoothing, que consiste em suavizar os picos e vales históricos na série de resultados das instituições, objetivando reduzir a volatilidade dos retornos da entidade, de modo a esconder ganhos em períodos mais rentáveis e os apresentar em épocas menos rentáveis. A base de dados consiste em um painel desbalanceado com observações de 149 cooperativas de crédito vinculadas ao Sicredi, no período entre o primeiro semestre de 2001 e o segundo semestre de 2011, e foram fornecidos pelo Banco Central do Brasil. O modelo foi estimado via regressão múltipla com dados em painel assumindo efeitos fixos, e utilizou-se o método de Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis, considerando as correções para heterocedasticidade e autocorrelação. Os resultados encontrados corroboram a hipótese de que as instituições financeiras analisadas utilizam da discricionariedade contábil para suavizar os resultados, uma vez que o resultado antes das despesas líquidas de provisões apresentou sinal positivo e estatisticamente significativo para explicar as variações na variável dependente, despesas líquidas com provisões para perdas em operações de crédito, no período analisado. Resultado este condizente com o que foi encontrado por Maia et. al. (2013) para as cooperativas de crédito filiadas ao Sistema das Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob) no mesmo período de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Gama Fully Bressan, UFMG

Doutora em Economia Aplicada pela UFV. Professora Adjunta do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria – FACE/UFMG.

 

Aureliano Angel Bressan, UFMG/CEPEAD

Doutor em Economia Aplicada pela UFV. Professor Associado do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – FACE/UFMG.

José Marcos da Silva, UFMG

Graduando em Controladoria e Finanças – FACE/UFMG

Publicado

23/12/2016

Como Citar

Bressan, V. G. F., Bressan, A. A., & Silva, J. M. da. (2016). GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM COOPERATIVAS NO BRASIL: AVALIANDO O INCOME SMOOTHING ÀS FILIADAS DO SICREDI. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(3), 283–300. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/204

Edição

Seção

ARTIGOS