COMPORTAMENTO PROCRASTINADOR E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Flávio Ribeiro UNICENTRO
  • Bruna Camargos Avelino UFMG
  • Romualdo Douglas Colauto UFPR
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova USP

Palavras-chave:

Procrastinação. Gênero. Estudantes de Contabilidade. Desempenho Acadêmico.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Caracteriza-se como um estudo exploratório e utiliza uma escala psicométrica desenvolvida por Lay (1986) composta de 20 assertivas para identificar o nível de procrastinação dos estudantes. Participaram da pesquisa 200 estudantes de três instituições de ensino públicas brasileiras. Os resultados da escala psicométrica foram comparados com o desempenho acadêmico dos estudantes, mensurado por meio da utilização de três métricas distintas. Os escores normalizados sugerem que estudantes com altos níveis de procrastinação tendem a ter seu desempenho escolar reduzido. Estudantes do gênero masculino tendem a ser mais procrastinadores. Contudo, a ausência de significância não permite rejeitar a hipótese nula de inexistência de diferença entre os gêneros dos acadêmicos e o nível de procrastinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Ribeiro, UNICENTRO

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Bruna Camargos Avelino, UFMG

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela USP. Professora Auxiliar da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG.

Romualdo Douglas Colauto, UFPR

Pós-Doutor FEA/Universidade de São Paulo. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná- UFPR.

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, USP

Visiting Scholar na University of Minnesota. Pós-Doutora (EAESP/FGV). Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP.

Publicado

29/12/2014

Como Citar

Ribeiro, F., Avelino, B. C., Colauto, R. D., & Casa Nova, S. P. de C. (2014). COMPORTAMENTO PROCRASTINADOR E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), 386–406. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/191

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)