RELAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM FOLGA ORGANIZACIONAL DOS CONTROLLERS

Authors

  • Vanderlei dos Santos UDESC
  • Ilse Maria Beuren UFPR
  • Nelson Hein FURB

Keywords:

Justiça organizacional. Folga organizacional. Avaliação de desempenho. Controllers.

Abstract

O estudo objetiva verificar a relação da percepção de justiça organizacional na avaliação de desempenho com o nível de folga organizacional de controllers sob a forma de recursos financeiros e humanos, de facilidade no alcance das metas orçamentárias e de poder. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, por meio de um levantamento. Um questionário foi enviado aos controllers de 108 empresas das regiões Sul e Sudeste do Brasil, listadas entre as 150 melhores empresas para se trabalhar, conforme a revista Você S/A, e se obteve um total de 26 respostas. Os resultados mostram, na análise da relação de cada dimensão de justiça com folga organizacional, que todas as dimensões estão relacionadas com folga de poder, sob o aspecto de participação orçamentária. Além disso, há relação entre justiça processual e justiça informacional com folga de recursos humanos. Entretanto, na análise das dimensões de justiça de forma global, observa-se apenas relação com a participação orçamentária. Concluiu-se com base nas respostas dos controllers ao instrumento de pesquisa, que alguns tipos de folga organizacional estão relacionados com os sentimentos de justiça na avaliação de desempenho, cujas dimensões têm efeitos distintos na relação desses profissionais com a empresa em que trabalham, uma proposição a ser investigada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanderlei dos Santos, UDESC

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Ilse Maria Beuren, UFPR

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná- UFPR

Nelson Hein, FURB

Doutor em Engenharia de Produção pela EPS/UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Published

30/04/2015

How to Cite

Santos, V. dos, Beuren, I. M., & Hein, N. (2015). RELAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM FOLGA ORGANIZACIONAL DOS CONTROLLERS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 8(1), 063–087. Retrieved from https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/168

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)

> >>