ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS LUDOPEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES NO ENSINO DA CONTABILIDADE

Autores

  • André Junior de Oliveira UFPR
  • Susana Cipriano Dias Raffaelli UFPR
  • Romualdo Douglas Colauto UFPR
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova USP

Palavras-chave:

Estratégias Lúdicas. Estilos de Aprendizagem. Educação Contábil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar se existe relação das variáveis idade, gênero e estilo de aprendizagem na percepção de estudante de contabilidade sobre o emprego de estratégias lúdicas. A coleta de dados ocorreu por meio de instrumento de pesquisa elaborado pelos autores a partir do inventário de Kolb (1984) e validado com Alfa de Cronbach de 0,873. A amostra, intencional, foi composta por 206 estudantes matriculados no curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal do sul do Brasil. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas estatísticas de análise fatorial, análise de clusters e o teste não-paramétrico Qui-Quadrado. Os resultados apontam indícios de que os estilos de aprendizagem estão relacionados à percepção dos estudantes quanto ao uso de estratégias lúdicas em sala de aula. Quanto às variáveis idade e gênero, não se verificou evidências da relação. Os resultados confirmam a importância de se considerar os estilos de aprendizagem ao se planejar as estratégias de ensino a serem adotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Junior de Oliveira, UFPR

Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Susana Cipriano Dias Raffaelli, UFPR

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Romualdo Douglas Colauto, UFPR

Pós-Doutorando da FEA/USP. Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Bolsista de Produtividade e Pesquisa 2 CNPQ. Professor do Depto de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, USP

Pós-Doutora (EAESP/FGV). Mestre e Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP). Bacharel em Administração Pública (EAESP/FGV); Professora do Departamento de Contabilidade e Atuariais da FEA/USP.

Publicado

12/12/2013

Como Citar

de Oliveira, A. J., Raffaelli, S. C. D., Colauto, R. D., & Casa Nova, S. P. de C. (2013). ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS LUDOPEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES NO ENSINO DA CONTABILIDADE. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(2), 236–262. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/117

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)