GERENCIANDO POR MEIO DE MEDIDAS DE DESEMPENHO: UM ESTUDO DO IMPACTO EM UMA COOPERATIVA MÉDICA

Authors

  • Ilse Maria Beuren UFPR
  • Neusa Salla FURB

Keywords:

Medidas de desempenho. Gerenciamento do desempenho. Impacto no desempenho. Cooperativa médica.

Abstract

O estudo objetiva investigar o uso de medidas de desempenho e o seu impacto no desempenho de uma cooperativa médica, por meio de um estudo de caso, tendo como base o estudo de Bourne, Kennerley e Franco-Santos (2005), que comparou as práticas de medição de desempenho em unidades de negócios de alto e médio desempenho. O estudo de caso foi realizado em uma cooperativa médica situada no Rio Grande do Sul, com várias unidades de negócios, das quais se investigaram cinco unidades, incluindo a sede, através de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado aos gerentes de negócios, levantando-se dados do contexto organizacional, diagnóstico do ambiente interno das unidades, mapa estratégico da cooperativa e representação das perspectivas financeira, dos clientes, da aprendizagem e conhecimento e dos processos internos e metodologia de medição do desempenho. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o uso de medidas de desempenho em unidades de negócios de alto e médio nível proporcionam traduzir as estratégias organizacionais ao nível operacional e que seu desempenho está em consonância com o estabelecido pela cooperativa. Também ficou evidenciado que a adoção do Balanced Scorecard como metodologia de medição possibilitou a correção de discrepâncias entre as unidades de negócios no que concerne ao gerenciamento por meio de medidas, neutralizando impactos negativos no desempenho da cooperativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ilse Maria Beuren, UFPR

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná- UFPR.

Neusa Salla, FURB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Published

30/04/2014

How to Cite

Beuren, I. M., & Salla, N. (2014). GERENCIANDO POR MEIO DE MEDIDAS DE DESEMPENHO: UM ESTUDO DO IMPACTO EM UMA COOPERATIVA MÉDICA. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(1), 38–65. Retrieved from https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/113

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)

> >>