Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Regras de Submissão

1. Os manuscritos submetidos para ao ASAA Journal precisam ser inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outro periódico em paralelo. Se forem trabalhos já divulgados em anais de eventos e congressos é preciso indicar o nome, o local e a data do evento para, caso seja aceito o artigo, esta informação também seja publicada.

2. Os autores não devem remeter o manuscrito para outro periódico ou congresso, ou seja, uma vez remetido para o ASAA Journal, os autores devem se comprometer a aguardar a avaliação do resultado para que, caso não aprovado, possam remeter a outro periódico.

3. No ato do submissão do manuscrito, todos os autores e coautores devem ser informados, não sendo permitidas alterações posteriores.

4. Caso os autores retirem o manuscrito de avaliação, o mesmo não poderá ser resubmetido no ASAA Journal.

5. Os artigos podem ser publicados em até dois idiomas: português ou inglês.

6. A submissão dos manuscritos deve ser realizada de forma eletrônica pelo site do ASAA Journal. Após a submissão, os autores receberão uma confirmação automática do ASAA Journal.

7. Sob hipótese alguma o manuscrito pode estar identificado, seja no corpo do texto ou em propriedades do arquivo.

8. Ao submeter um artigo para avaliação no ASAA Journal, todos autores e coautores assumem o compromisso de realizarem a avaliação de até 3 (três) artigos de outros autores, no sistema Double Blind Review.

9. Caso o manuscrito submetido seja fruto de pesquisa financiada por instituição ou agência de fomento, os agradecimentos a essas instituições só devem ser informados no sistema, em documento suplementar ou após o resultado da avaliação, não constando no manuscrito submetido, para que a neutralidade do processo de avaliação do manuscrito seja garantida.

10. Ao submeterem seus manuscritos para publicação no ASAA Journal, os autores concordam com os seguintes termos:

a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de acordo com os critérios de licenciamento que o ASAA Journal adotar, como o Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial. Estas licenças permitem que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original;

b. Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por trabalhos publicados no ASAA Journal;

c. O conteúdo e as informações contidas nos artigos publicados no ASAA Journal são de responsabilidade exclusiva dos autores;

d. O manuscrito não deve conter plágio;

e. Após aprovação do manuscrito, os autores serão identificados em cada artigo, com sua instituição de vínculo e seu endereço completo.

Diretrizes para autores

1. O arquivo do manuscrito não deve conter nenhuma identificação dos autores ou de suas instituições de vinculação, sob pena de rejeição da submissão.

2. Os autores devem seguir os mais altos padrões de ética na publicação científica.

3. Também deverá ser submetido um documento suplementar como Folha de Rosto, em arquivo separado, com os seguintes dados:

a.Título do trabalho no idioma do texto e em inglês;

b.Nome e titulação do(s) autor(es), limitado a 4 (quatro) autores por artigo;

c.Vínculo institucional do(s) autor(es);

d.Endereço, telefone e e-mail para contato;

e.Número ORCID dos autores;

f. Informação dos eventos que o estudo foi apresentado anteriormente;

g.Agradecimentos à alguma agência de fomento.

4. Os artigos submetido devem conter:

a. Um título objetivo, em português e em inglês, sem identificação dos autores;

b. Um resumo (no idioma do texto) com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, separado em 4 seções, composto e destacados pelos seguintes elementos: (i) Objetivo(s), (ii) Método, (iii) Resultados ou Discussão e (iv) Contribuições. O resumo deve ser seguido de três a cinco palavras-chave;

c. Um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco Keywords;

d. O corpo do texto, seguido de suas referências.

5. Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 6.000 e no máximo 9.000 palavras.

6. As páginas dos artigos devem estar devidamente numeradas no canto inferior direito, digitadas em editor de texto Word ou similar, de acordo com o seguinte formato:

a.Papel formato A4 (210 x 297 mm);

b.Fonte Arial, tamanho 12;

c. Espaço entre linhas: 1,5;

d.Entrada de parágrafo: 1,25;

e.Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm;

f. Ilustrações e tabelas em fonte Arial, tamanho 10;

g.As citações e referências devem obedecer às normas da APA (American Psychological Association).

h.As referências devem ser listadas ao final do texto de acordo com as normas da APA (American Psychological Association), revisadas, em ordem alfabética, em fonte tamanho 12, com espaçamento simples e uma linha em branco após cada obra.

7. As tabelas e figuras devem ser incluídas nos manuscritos sempre que suas informações tornarem a compreensão do texto mais eficiente, sem que haja repetição das informações já descritas no texto. Elas devem ser autoexplicativas.

8. As tabelas devem mostrar valores numéricos ou informação textual organizados em uma exposição ordenada de colunas e linhas. Qualquer outra demonstração textual deve ser caracterizada como figura.

9. As figuras devem evidenciar um fluxograma, um gráfico, uma fotografia, um desenho ou qualquer outra ilustração ou representação textual.

10. A formatação de tabelas e figuras devem seguir:

a. Título: objetivo e explicativo, fazendo menção ao período, caso possível. Evite títulos genéricos do tipo “Estatísticas descritivas” ou “Modelos de regressões”;

b. Cores: tabelas devem priorizar o Petro e Branco, figuras podem utilizar outras cores;

c. Formato: editável em Word, Excel ou similares;

d. Fonte: Arial, tamanho 10;

e. Legenda: incluir rodapé com o máximo de informação possível, especialmente a explicação das siglas que forem apresentadas;

f. Posição: no corpo do texto, o mais próximo possível do texto que a menciona.

11. Para melhor avaliação do manuscrito, recomendamos a submissão como documento suplementar e de forma não identificada de instrumentos de coletas de dados, bases de dados e outros documentos utilizados para elaboração da pesquisa, se se fizerem necessários ou requeridos por editor ou avaliador.