Sobre a Revista

Foco e Escopo

A ASAA-Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA Journal) é um periódico científico publicado pela AnpCONT - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

A ASAAJournal direcionada aos pesquisadores da comunidade científica da Contabilidade e de áreas afins.

A missão da ASAA Journal é disseminar o conhecimento através da publicação de trabalhos originais em todas as áreas da pesquisa contábil, utilizando metodologias analí­ticas, empí­ricas, experimentais, de campo, dentre outras, sempre sustentadas em teorias que reflitam o mais alto desenvolvimento da área.

Processo de Avaliação pelos Pares

1. O processo de avaliação do ASAA Journal é feito no sistema Double Blind Review (avaliação dupla às cegas), que é o processo pelo qual cada manuscrito é avaliado por dois ou mais revisores, nacionais ou internacionais, especialistas na área.

2. Os arquivos submetidos são avaliados sem identificação de autoria pelos avaliadores designados pelos editores ou editores associados em duas etapas.

3. A Primeira etapa consiste na avaliação preliminar de um dos Editores-Chefe, podendo ser realizada de forma conjunto com o Corpo Editorial (desk review). Analisa-se a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial do ASAA Journal, ao escopo e a aspectos como: contribuição e originalidade do texto. Os trabalhos que possuem contribuição para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.

4. Na segunda etapa, os manuscritos submetidos sem identificação dos autores são encaminhados para a apreciação de dois ou mais avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, a originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, a clareza do texto, a adequação das referências, a estruturação e o desenvolvimento teórico, a metodologia utilizada, as conclusões e a contribuição oferecida para o conhecimento da área.

5. Podem ocorrer casos de uma submissão ter mais de uma rodada. Nesse caso, quando os avaliadores solicitam ajustes no manuscrito aos autores, uma nova rodada se inicia conforme prazo estipulado pelos Editores. Todavia, o manuscrito que passa para uma segunda ou terceira rodada não necessariamente tem assegurada a sua aprovação. Em cada rodada os avaliadores são consultados pelos editores sobre o atendimento dos ajustes realizados pelos autores e se os ajustes foram satisfatórios para assegurar a qualidade do manuscrito.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

A ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting (ASSA Journal) é uma publicação de livre acesso sob responsabilidade da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis (AnpCONT), disponí­vel em http://asaa.anpcont.org.br. A ASSA Journal pode se lida pela Internet no sistema online.

A ASAA Journal oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, entendendo que o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização da difusão do conhecimento.

A ASAA Journal adota a política de não cobrar encargos em qualquer etapa do processo editorial, desde o envio até a publicação, sendo o custo do processo editorial de responsabilidade da revista, além da manutenção da distribuição e acesso irrestrito aos documentos publicados pela ASAA Journal.

Open Access Policy

A ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting (ASSA Journal) is a AnpCONT publication with free access, available att http://asaa.anpcont.org.br. The reading of the ASAA Journal can be done by Internet through the online system.

The ASAA Journal offers immediate free access to its content, understanding that scientific knowledge to the public provides greater democratization of knowledge diffusion.

ASAA Journal adopts the policy of not charging costs at any stage of the editorial process, from submission to publication, the cost of the editorial process being the responsibility of the journal, in addition to maintaining distribution and unrestricted access to documents published by ASAA Journal.

La Polí­tica de Acceso Abierto

La ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting (ASSA Journal) es una publicación de libre acceso Del Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis (AnpCONT), disponible em http://asaa.anpcont.org.br. La lectura de la Revista ASAA Journal se puede hacer por Internet a través del sistema en lí­nea.

El ASAA Journal ofrece acceso gratuito inmediato a su contenido, entendiendo que el conocimiento científico al público proporciona una mayor democratización de la difusión del conocimiento.

ASAA Journal adopta la política de no cobrar costos en ninguna etapa del proceso editorial, desde la presentación hasta la publicación, siendo el costo del proceso editorial responsabilidad de la revista, además de mantener la distribución y el acceso sin restricciones a los documentos publicados por ASAA Journal.

Processo Editorial

O processo editorial contempla as seguintes etapas:

a. Submissão do manuscrito: um dos autores encaminhará o artigo por meio do sistema online da revista, observando os critérios estabelecidos pela Editoria e pelo Corpo Editorial Científico do ASAA Journal.

b. Revisão de admissão (desk review): realizada por um dos Editores-Gerais, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a data de submissão, podendo, caso necessário, ser consultado o Editor Associado da área temática.

c. Encaminhamento do manuscrito para revisão: caso aprovado na etapa anterior, o artigo será encaminhado para pelo menos 2 (dois) avaliadores independentes, podendo ser 1 (um) membro do Corpo Editorial Científico e 1 (um) revisor ad hoc, ou 2 (dois) revisores ad hoc indicados pela Editoria; no prazo máximo de 10 (dez) dias após a aprovação na desk review.

d. Aceite de revisão do manuscrito: o avaliador independente deverá indicar se aceita ou não o trabalho de revisão do texto no prazo máximo de 7 (sete) dias após o convite da etapa anterior.

e. Revisão do manuscrito: caso aceite o convite, o avaliador independente deverá realizar a revisão do manuscrito no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o convite para avaliação. Os editores podem retirar o manuscrito do avaliador caso ultrapasse esse período de tempo. Nesse caso, se ocorrer a mudança de avaliador, o mesmo prazo de tempo será dado ao novo avaliador.

f. Análise prévia e encaminhamento dos pareceres aos autores dos artigos: de posse dos pareceres dos avaliadores, após o recebimento de todas as avaliações consolidará e realizará uma análise prévia dos pareceres emitidos, de forma a garantir uma relação harmoniosa entre revisores e autores, o Editor Chefe ou Editor Associado da área temática enviará os pareceres aos autores no prazo máximo de até 30 (trinta) dias.

g. Ajustes do manuscrito pelos autores: a Editoria deverá garantir um prazo entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) dias para que os autores realizem os ajustes solicitados pelos avaliadores. Mais de uma rodada de revisão poderá ser realizada, de acordo com o entendimento do Editor Chefe ou Associado. Após cada decisão, os autores devem enviar por meio do sistema o manuscrito revisado, além de uma carta aos Editores explicando os ajustes realizados e/ou justificar o não atendimento de solicitações dos avaliadores para cada ponto recomendado.

h. Aprovação do manuscrito para publicação: o Editor Chefe tem a responsabilidade exclusiva pela aprovação definitiva do manuscrito, após recomendação dos Editores Associados.

i. Fluxo editorial: a partir deste momento, o Processo Editorial pode seguir o fluxo de tramitação necessária, de forma a garantir a qualidade do texto a ser publicado

Política de Plágio

A Revista adota sistemas informatizado para identificação de plágio no desk review.

Princípios Éticos

 Da Ética na Publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.

- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa é imediatamente averiguada.

- A revista adota boas práticas de publicação, utilizando-se de instrumentos como erratas, correções, esclarecimento e direitos de resposta, quando necessário.


Dos Direitos de Autor e Do Acesso Universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.

- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.


Dos demais princípios

- As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.

- Esta revista publica um volume único anual, com três edições, publicação contínua, além de usar a modalidade ahead of print.

- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.