Performance of students in ENADE 2009: an empirical study from the curriculum content of courses in accounting sciences in Brazil
Keywords:
Curriculum content. Student performance. ENADE Higher education.Abstract
O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a proporção dos diferentes conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2009 - ENADE 2009. Buscou-se uma reflexão sobre as varáveis capazes de influenciar o desempenho dos alunos a partir da identificação dos conteúdos curriculares dos cursos, bem como sua aderência ao conteúdo da prova do ENADE. No referencial teórico foram apresentadas discussões relacionadas à evolução do curso de ciências contábeis, à avaliação da educação superior, ao exame do ENADE, à matriz curricular e aos estudos anteriores sobre o tema. Adotou-se uma metodologia de abordagem empírica, e a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários via internet; além da coleta de dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A amostra considerou 149 cursos de Ciências Contábeis 20,41% do total de cursos participantes do ENADE -, sendo que 84,6% são de instituições privadas e 15,4% de públicas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de regressão linear múltipla. Os resultados apresentados não permitem afirmar se há uma relação entre os conteúdos curriculares cobrados na prova e as notas dos alunos no exame. Esses resultados divergem de estudos anteriores que diziam que a estrutura didático-pedagógica dos conteúdos curriculares pode afetar o desempenho do aluno. Adicionalmente, sugerem que a região do curso influencia no desempenho dos alunos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2013-12-12
How to Cite
Cruz, A. J. da, Nossa, V., Balassiano, M., & Teixeira, A. (2013). Performance of students in ENADE 2009: an empirical study from the curriculum content of courses in accounting sciences in Brazil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(2), 178–203. Retrieved from https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/93
Issue
Section
ARTICLES
License
Copyright for articles published in the ASAA Journal is held by the author, with first publication rights to the journal. By virtue of appearing in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications. The ASAA Journal will allow the use of published works for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published articles are the authors' full and exclusive responsibility. There are no submission/publishing charges or fees for processing articles (APC).