EFEITO DAS ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS ALINHADO À POLÍTICA DE DIVIDENDOS DAS EMPRESAS DE PROPRIEDADE FAMILIAR E NÃO FAMILIAR BRASILEIRAS

Authors

  • Tânia Cristina Chiarello FURB
  • Tarcísio Pedro da Silva FURB
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie

Keywords:

Política de dividendos. Estratégias de financiamento. Empresas Familiares.

Abstract

Este estudo objetiva identificar o efeito das estratégias financeiras alinhado à política de dividendos das empresas de propriedade familiar e não familiar brasileiras. A amostra para os seis anos analisados de 2007 a 2012 compreendeu 87 empresas listadas na BM&FBovespa. Desta amostra 45 empresas são de propriedade familiar e 42 empresas não possuem característica familiar. A pesquisa classifica-se como descritiva, documental e de caráter quantitativo. Os resultados apontam que somente a rentabilidade é positivamente significativa, obtendo poder explicativo para o pagamento dos dividendos (payout) das empresas analisadas. Os achados demonstram que as empresas não familiares realizam mais distribuição dos dividendos do que as empresas familiares, resultados estes, que corroboram pesquisas anteriores realizadas. Concluise, assim, que as empresas familiares utilizam estratégias financeiras diferentes das empresas não familiares, sendo que essas últimas distribuem mais dividendos quando comparadas com empresas familiares. O grupo de empresas não familiares esperam retornos em menor tempo, já as empresas de propriedade familiar estão voltadas a retornos futuros de longo prazo, retendo mais lucros para a entidade, esperando com isso que a propriedade continue em poder da família. Com isso, o estudo contribui demonstrando as estratégias que são utilizadas pelas empresas, sejam familiares ou não familiares.

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Published

2014-12-29

How to Cite

Chiarello, T. C., Silva, T. P. da, & Nakamura, W. T. (2014). EFEITO DAS ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS ALINHADO À POLÍTICA DE DIVIDENDOS DAS EMPRESAS DE PROPRIEDADE FAMILIAR E NÃO FAMILIAR BRASILEIRAS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), 432–452. Retrieved from https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/183

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