PESQUISA INTERVENCIONISTA: UM ENSAIO SOBRE AS OPORTUNIDADES E RISCOS PARA PESQUISA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE GERENCIAL

  • Josenaldo Carlos Tiomatsu Oyadomari USP
  • Paulino Leite da Silva ISCAP-IPP
  • Octávio Ribeiro de Mendonça Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Edson Luiz Riccio USP
Palavras-chave: Pesquisa Intervencionista. Pesquisa-Ação. Ensaio. Contabilidade Gerencial

Resumo

A Pesquisa Intervencionista tem sido proposta como uma alternativa para tornar mais relevantes os resultados das pesquisas com os interesses dos práticos, e tem sido crescente a publicação de estudos empíricos nos periódicos internacionais, muito embora ainda em pequena quantidade, entretanto, na literatura nacional em Contabilidade Gerencial e mesmo em Administração os estudos são raros. Com o intuito de promover uma discussão sobre as oportunidades e riscos dessa abordagem para a pesquisa brasileira desenvolveu-se esse presente ensaio. Argumenta-se que a Pesquisa Intervencionista pode gerar importantes contribuições para tornar os resultados da pesquisa mais relevantes para os práticos e para a sociedade, principalmente quando contribui para transformar a realidade de organizações em busca de melhorar o desempenho, além de criação do objeto de estudo para os pesquisadores. A crítica que essa abordagem é uma tentativa de transformar projetos de consultoria em pesquisa deve ser feita com cuidado, pois existem mecanismos que podem ser utilizados para mitigar esses objetivos, consoante os estudos internacionais estudados. Mas esse esforço deve ser precedido por ações e reflexões promovidas pela comunidade científica em entender os benefícios e riscos dessa abordagem.

Biografia do Autor

Josenaldo Carlos Tiomatsu Oyadomari, USP

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Ciências Contábeis pela FEA-USP.

Paulino Leite da Silva, ISCAP-IPP

Professor ISCAP-IPP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Instituto Politécnico do Porto - Portugal. Doutorando pelo ISCT - Portugal.

Octávio Ribeiro de Mendonça Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Edson Luiz Riccio, USP

Livre Docente, Doutor pela FEA-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade de São Paulo.

Publicado
2014-08-31
Seção
ARTIGOS