AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: SISTEMÁTICA E VALIDAÇÃO CIENTÍFICA NO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL – PTI BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2021140305

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa visa sistematizar a avaliação de ativos intangíveis, utilizável como subsídio no processo de tomada de decisão e na gestão de valor das empresas, enquanto a problemática visa responder como avaliar corporações com foco nos ativos intangíveis.

Método: O método utilizado foi o dedutivo. As técnicas utilizadas foram Delphi, brainstorming, mineração de dados e survey que foi utilizada para questionamento direto das pessoas. O protocolo definido para a pesquisa foi: visão geral da metodologia, objetivos e problemática; procedimentos de campo (acesso às localizações das fontes de informação e formação de célula de competência); definição das questões da avaliação e guia para relatório do estudo. Ferramentas de análise estatística descritiva foram aplicadas em relação à tendência central e variabilidade da avaliação de ativos intangíveis.

Resultados: Uma das lacunas de conhecimento superadas nesta pesquisa foi a construção de uma sistemática de avaliação de ativos intangíveis em entidades sem fins lucrativos, como o Parque Tecnológico Itaipu - PTI. Os resultados revelaram onde e quando a riqueza foi gerada, mostrando o quê e quanto, servindo como ferramenta de gestão para agregar valor em organizações sem fins lucrativos.

Contribuições: A principal contribuição foi a sistematização da avaliação dos ativos intangíveis não registrados pela contabilidade tradicional, para as organizações sem fins lucrativos, permitindo revelar a riqueza gerada pela organização, em termos qualitativos e quantitativos, para os mantenedores, investidores e para a sociedade. Outra constatação foi a falha dos modelos que avaliam os ativos intangíveis como sendo a diferença entre contabilidade e valor de mercado, uma vez que há erro de premissa nas duas variáveis ​​da fórmula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Hoss, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

Pós-Doutorado e Doutorado em em Avaliação de Ativos Intangíveis pela FEA/USP (2011) e pela UFSC (2003). Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na graduação e pós-graduação. Coordenou cursos de graduação e de pós-graduação. Pesquisador líder do TECAP, Tecnologia e Finanças em Pesquisa. Sócio Fundador da Intelitech, empresa inovadora em TI. Autor dos livros publicados: Manual de Contabilidade: A Bíblia, 2019, ebook e papel; Ativos Intangíveis: Parque Tecnoloógico Itaipu PTI, 2018, ebook e papel; Empreendedorismo inovação e tecnologia: sustentabilidade em ambientes competitivos, 2018, ebook e papel; Gestão Financeira: sustentabilidade em ambientes competitivos, 2018, ebook e papel; Intangible Assets: Itaipu Technological Park - PTI, 2018, ebook e papel; Ativos Intangíveis: avaliação qualitativa e quantitativa, 2017, ebook e papel; Cuidados paliativos: foco na pessoa não na doença, 2017, ebook e papel; Empreendedorismo inovação e tecnologia: sustentabilidade em ambientes competitivos, 2017, ebook e papel; Trabalhos de conclusão de curso: orientação prática na era da internet, 2017, ebook e papel; Contabilidade Avançada: Ensino e Decisão, 2016, ebook e papel; Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, 2015, ebook e papel; Contabilidade Intermediária: ensino e decisão, 2013, ebook e papel; Finanças Pessoais O ouro do conhecimento de todos os tempos, 2012, ebook e papel; Finanze Personali L?oro della conoscenza di tutti i tempi2012, ebook e papel; Introdução à Contabilidade: ensino e decisão, 2012, ebook e papel; Personal Finances the gold of knowledge of all times 2012, ebook e papel; 个人理财 全时代的黄金知识, 2012, ebook e papel; Gestão de Ativos Intangíveis: da mensuração à competitividade por cenários, 2010, ebook e papel; Contabilidade: Ensino e Decisão, 2008, ebook e papel; Conhecimento e Aplicação Contábil, 2006, ebook e papel.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

Hoss, O. (2021). AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: SISTEMÁTICA E VALIDAÇÃO CIENTÍFICA NO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL – PTI BRASIL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 14(3), 122–136/137. https://doi.org/10.14392/asaa.2021140305

Edição

Seção

ARTIGOS