INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE REDE E DO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E DE CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO ABERTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2021140207

Resumo

Objetivo: Este artigo analisa a influência da capacidade de rede e do compartilhamento de informações e de conhecimento na inovação aberta em startups relacionadas com grandes empresas.

Método: Uma survey foi realizada com gestores de startups ranqueadas na plataforma 100 Open Startups. A população da pesquisa compreende 324 startups e a amostra as 144 respostas válidas. Para a análise dos dados aplicou-se a modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais.

Resultados: Os resultados revelaram influência direta e significativa entre compartilhamento de informações e inovação aberta, assim como entre compartilhamento de conhecimento e inovação aberta. Embora não se tenha encontrado influência direta da capacidade de rede na inovação aberta, foi observada mediação do compartilhamento de informações e conhecimento nessa relação, o que indica que a capacidade de rede pode ser um importante antecedente e impactar de maneira indireta no desempenho da inovação aberta. Conclui-se que as variáveis investigadas são importantes propulsores do desempenho da inovação aberta, de modo a reduzir riscos e trazer benefícios às startups nas relações interorganizacionais.

Contribuições: Os resultados contribuem com a literatura ao revelar o efeito mediador do compartilhamento de informações e conhecimento na relação entre capacidade de rede e desempenho da inovação aberta, um avanço no entendimento sobre recursos compartilhados. Também trazem implicações práticas e sociais, na medida em que fornecem informações sobre relacionamentos interorganizacionais. Espera-se que os achados auxiliem os gestores na condução do relacionamento, com o propósito de reduzir assimetrias entre os envolvidos e direcionar para uma relação benéfica de ambas as partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

05/11/2021

Como Citar

Mannes, S., & Beuren, I. M. (2021). INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE REDE E DO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E DE CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO ABERTA. Advances in Scientific and Applied Accounting, 14(2), 164–178/179. https://doi.org/10.14392/asaa.2021140207

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>