PERFORMANCE DE ANALISTAS BUY-SIDE E SELL-SIDE NO ATINGIMENTO DE PREÇOS-ALVO NO BRASIL

Autores

  • Fabio Renato Leite Colares Fucape Business School
  • Fernando Caio Galdi Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2021140206

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é investigar a performance de analistas buy-side e sell-side brasileiros na previsão de preços-alvo. Este trabalho investigou a existência de viés, acurácia e nível de atingimento dos preços-alvo.

Método: O método utilizado para investigar a performance foi o de testes de médias. Utilizamos regressões a fim de encontrar elementos que explicassem as diferenças na previsão dos preços-alvos. A amostra foi composta por empresas brasileiras acompanhadas por tais analistas durante os anos de 2013 a 2018, preços-alvo estipulados por analistas buy-side de um investidor institucional brasileiro e do consenso de mercado dos analistas sell-side extraídos da Bloomberg.

Resultados: Os resultados indicaram a existência de viés mais otimista por parte dos analistas buy-side em todos os testes. Quando utilizadas todas as empresas da amostra, verificou-se melhor acuracidade e melhor nível de atingimento dos preços-alvo pelos analistas sell-side. Quando utilizada apenas empresas emissoras de ADR, não houve diferença na acurácia e no nível de atingimento dos preços-alvo, e o viés otimista se reduziu para os dois grupos de analistas.

Contribuições: Este trabalho contribui com a literatura ao apontar que as divergências no desempenho dos analistas buy-side e sell-side se revelam evidentes para as empresas com menor e menos rígida cobertura de analistas; confirma que o fraco ambiente institucional contribui para uma precificação (preços-alvo) de menor precisão; e avança na qualidade da amostra em relação a outras trabalhos, ao utilizar as mesmas empresas e o mesmo objeto de estudo (preço-alvo). Este artigo aponta como direção para novas pesquisas a investigação de diferença de preços-alvo em empresas com pouca cobertura de analistas, menor valor de mercado e menor volume de negociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Caio Galdi, Fucape Business School

Pós-Doutor em Contabilidade

Publicado

05/11/2021

Como Citar

Leite Colares, F. R., & Galdi, F. C. (2021). PERFORMANCE DE ANALISTAS BUY-SIDE E SELL-SIDE NO ATINGIMENTO DE PREÇOS-ALVO NO BRASIL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 14(2), 137–150/151. https://doi.org/10.14392/asaa.2021140206

Edição

Seção

ARTIGOS