ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL SOBRE A PROPOSTA DE REVISÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL DO IASB

Autores

  • Josimar Pires da Silva UFPE
  • Jorge Katsumi Niyama UnB
  • Ana Maria Rodrigues Universidade de Coimbra/Professora

Palavras-chave:

Estrutura Conceitual da Contabilidade. DP/2013/1. IFRS. Usuários da Informação Contábil. Análise de Conteúdo.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos usuários da contabilidade sobre a proposta de revisão da Conceptual Framework for Financial Reporting propostos no Discussion Paper - DP/2013/1 emitido pelo IASB, afim de descobrir qual o nível de concordância ou discordância dos usuários perante a proposta do DP/2013/1 e quais as taxonomias dos argumentos utilizados para fundamentar a opinião dos respondentes, à luz da teoria contábil. Foram selecionadas as comment letters que respondiam todas as perguntas, perfazendo um total de 80 cartas. Os Normatizadores figuraram em primeiro lugar no envio de comment letters, atingindo o percentual de 27,5% da totalidade da amostra, seguido por Associação de Classe com 25%. A academia atingiu baixa participação, sendo apenas 8,75% ocupando a quinta colocação. O nível de concordância perfaz um percentual de 69,72, seguido por 20,91 e 9,38 pontos percentuais, respectivamente para o nível de discordância e opiniões parciais. Em linhas gerais, 47% dos argumentos pertencem à categoria escopo, seguido pelas respostas Sem Argumento com 21%, Exemplos com 9%, Efeitos Internos e Externos com 7%, Due process com 6% e Definição com 2%. Assim, os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos respondentes concorda com a proposta do IASB e, para embasar seus argumentos – no geral – fazem uso da experiência prática e o que pensam no tocante a determinados assuntos, sem a utilização de qualquer embasamento teórico que desse suporte a temática analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Pires da Silva, UFPE

Doutorando em Ciências Contábeis pela UnB. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB, UFPB e UFRN. Contadora da UFPE.

Jorge Katsumi Niyama, UnB

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pela University of Otago. Pós-doutor nas Universidade de Coimbra e no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE. Professor Titular da Universidade de Brasília.

Publicado

23/12/2016

Como Citar

Silva, J. P. da, Niyama, J. K., & Rodrigues, A. M. (2016). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL SOBRE A PROPOSTA DE REVISÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL DO IASB. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(3), 243–261. Recuperado de https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/275

Edição

Seção

ARTIGOS